29/08/2012 14h49 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Folia Alemã será a atração do final de semana em Domingos Martins

foto: Divulgação
Dança típica alemã: uma das atrações da festa de Paraju.

Começa nesta sexta-feira (31) a tradicional Folia Alemã em Domingos Martins. O evento, que vai até domingo (02), promete agitar a cidade durante o final de semana, com atrações como forró, artesanato, comidas e danças típicas alemãs, e muita música.

Na sexta-feira (31), às 19 horas, anexo ao Espaço de Arte Paraju, será realizada a inauguração do Centro de Apoio ao Turista (CAT), com forró, feira de comidas típicas e artesanato. No sábado (01), a programação começa às 16 horas com o show de Ponatinho, o Rei da Concertina. Além do Desfile do Boneco e Boneca da Folia Alemã e do Concurso da Tulipa (chope na tulipa), haverá show com a banda Os Germanos.

Já no domingo (02), haverá o Desfile Cultural, que contará com a participação de 500 alunos da Escola Gisele Saloker e famílias da localidade. O desfile tem como objetivo mostrar o trabalho de resgate cultural que está sendo realizado em Paraju.

A Folia Alemã é realizada pela Associação de Moradores de Paraju (Amopar) e tem apoio da Prefeitura de Domingos Martins e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) na divulgação.

Centro de Apoio ao Turista

foto: Roberly Pereira/Montanhas Capixabas
Centro de Atendimento aos Turistas de Paraju.

O Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Paraju foi instalado com o objetivo de atender o crescente número de turistas e visitantes na região, além de buscar o crescimento e fortalecimento da atividade turística no distrito, distante 35 quilômetros de Campinho, sede de Domingos Martins.

Os turistas que visitarem o CAT poderão comprar produtos como cachaças, biscoitos, vinhos de jabuticaba, pitanga laranja, produzidos pelas famílias da região. Além disso, os turistas poderão adquirir produtos artesanais e receberão informações gerais sobre a região.

Domingos Martins

Com traços fortes da colonização alemã e italiana, belezas naturais e clima agradável, Domingos Martins é conhecido nacional e internacionalmente. O município compõe a Rota do Mar e das Montanhas, e durante o inverno é um dos mais procurados pelos turistas. Depois de Vitória, Domingos Martins é o segundo destino indutor do turismo no Espírito Santo.

Para chegar ao município, que fica a 42 quilômetros da capital capixaba, basta seguir pela BR-262, no sentido Vitória-Belo Horizonte (MG). A outra via de acesso à cidade é a Rodovia BR-101 (vindo até Vitória) e depois seguindo pela BR-262.

Serviço:

Somente no sábado (1º) será cobrado o ingresso: R$ 10,00 antecipado e R$15,00 no dia do evento. Os pontos de venda são: Auto Posto Paraju, Recanto das Marcas, Tia Terezinha Cópias e Papelaria Ponto Certo.

Sexta-feira 31/08
19h - Inauguração do CAT no Espaço de Arte de Paraju, com forró, feira de comidas típicas e artesanato

Sábado 01/09
16h - Show com Ponatinho - Rei da Concertina