05/04/2011 06h47 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Governador reafirma importância do turismo na reunião do Contures

foto: Setur
O governador Casagrande disse que o turismo é uma das prioridades do seu governo

Em seu discurso na abertura na primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo - Contures, o governador Renato Casagrande reafirmou o seu apoio aos projetos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para o fortalecimento do setor como indutor de desenvolvimento para o Espírito Santo. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (30), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

"O Governo vai investir no reforço institucional da Secretaria de Turismo e nos projetos de infraestrutura.Temos que consolidar o Espírito Santo como roteiro turístico, mas precisamos trabalhar com prioridades. Dentre elas estão um conjunto de iniciativas do Prodetur  que, além do Centro de Eventos de Vitória,  inclui a urbanização do canal da orla de Guarapari e o pier para a recepção de cruzeiros marítimos. São obras importantes que vão potencializar a Região Metropolitana e ajudar a aumentar o fluxo de turistas", frisou o governador Renato Casagrande, dizendo ainda que o turismo serve como indutor da promoção e construção da imagem positiva do Estado nacionalmente.

O presidente do Contures e secretário estadual do Turismo, Alexandre Passos, fez a apresentação do Plano de Ação 2011 da Setur nas suas três gerências (Estudos e Negócios Turísticos, Gestão do Turismo, e Marketing Turístico), que inclui a qualificação de profissionais e gestores públicos e privados do setor, programas de certificação e de formação, projetos de infraestrutura e investimento em divulgação e marketing.  "Com isso, pretendemos transformar o Espírito Santo em uma das principais rotas do País", afirmou o secretário.

Além disso, a Secretaria tem a meta de criar o Observatório do Turismo (banco de dados), e investir em estudos e pesquisas de fluxo turístico e receptivo (baixa, média e alta temporada), eventos (Feira do Mármore, Carnaval e outros), cruzeiros marítimos, pesquisas de mercado - São Paulo (Salão do Turismo), Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Ribeirão Preto (SP).

Em seguida o diretor Comercial do Banestes, José Antônio Bof Buffon, e o superintendente de Produtos, João Carlos Bussular, apresentaram os projetos Cartão Banescard Turismo e CDC-Turismo (que inclui também não correntistas do banco). O projeto Cartão Banescard  Turismo visa a ampliação da rede hoteleira afiliada ao Banescard, facilitando condições de financiamento de viagens e hospedagem por meio do parcelamento para os clientes (pessoa física ) em até 10 vezes, com crédito pré-aprovado.

O projeto também vai oferecer uma taxa diferenciada para antecipação de recebíveis para pessoas jurídicas (hotéis e pousadas), com crédito em conta (sem cheques) e garantia do recebimento. Já o CDC-Turismo incluirá também não correntistas do Banestes e vai oferecer financiamento de até R$ 10 mil, com parcelamento em até 12 vezes (com taxa de 2,79% ao mês) ou até 24 vezes (com taxa de 2,99% ao mês).

Na ocasião também foram apresentados ao Contures os dados da Pesquisa de Fluxo Turístico da Alta Temporada de 2011, realizada pela Setur em parceria com o Sebrae/Meta. Participaram da 32ª reunião do Contures a subsecretária da Setur Flavia Cysne;  e representantes do Ministério do Turismo (MTur); da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa deputado Luciano Rezende (titular) e Luzia Toledo (suplente); do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do ES - Fostur; das regiões turísticas Metropolitana, secretário municipal de Turismo de Vitória, Antônio Bispo, da Pedras, Pão e Mel, das Montanhas Capixabas, dos Vales e do Café, e da Costa e da Imigração; Instituto Rota Imperial - IRI; Espírito Santo Convention&Bureau; da Abav/ES e Sindetur/ES; Infraero; Abrajet/ES; Bandes e Banestes; Sindegtur/ES; ABBTUR/ES; Sindibares; Abeoc/ES; Sebrae/ES; ABLA/ES; SNEA; Ubrafe; Setpes; Porto de Vitória e das Adetur Metropolitana e do Verde e das Águas.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano