15/03/2012 06h05 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Governador ressalta importância do turismo para o Espírito Santo

foto: Asscom/Setur
Essa é a segunda vez que o governador Casagrande participa de uma reunião do Contures.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande reafirmou a importância que o Governo do Estado dá ao turismo. Casagrande participou da abertura dos trabalhos da 36ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo - Contures, a primeira de 2012.

"Eu quero aqui reforçar o meu compromisso com o turismo no Espírito Santo. A nossa meta é fazer com que o setor cresça e se consolide como instrumento e fator de desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo", pontuou o governador.

Após a apresentação do balanço de 2011 e dos projetos para 2012, feita pelo presidente do Conselho e secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, o governador lembrou que já ocorreram muitos avanços e que as perspectivas são ainda melhores para os próximos anos.

foto: Thiago Guimarães/Secom
O governador ressaltou a importância que o Governo do Estado dá ao turismo.
Renato Casagrande lembrou que duas ações importantes estão ocorrendo: as movimentações para a Copa 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, e que no dia 30 de março Vitória vai sediar o Seminário Geral de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA 2014. O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo, será um dos apoiadores do evento.

Abeta

O turismo de aventura também esteve no foco da reunião do Conselho, com a realização da posse oficial do coordenador Regional da 25ª Comissão da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta/ES), Paulo Roberto Dutra Rocha, além da palestra "Turismo de Aventura: desafios e oportunidades", com Gustavo Timo, coordenador geral da Associação.

foto: Asscom/Setur
O secretário Alexandre entre o coordenador Geral da Abeta, Gustavo TImo (atrás), e o coordenador regional da Comissão da Abeta/ES, Paulo Roberto Dutra Rocha.
Também foram feitos balanços das Comissões Temáticas: de Regionalização e Segmentação e de Qualificação e uma apresentação sobre os preparativos e as novidades do 8º Salão de Turismo e 3º Salão do Artesanato (Expotur 2012), que será realizado de 25 a 27 de maio na Praça do Papa, em Vitória, com expectativa de público de aproximadamente 30 mil pessoas.

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, que funciona como fórum de participação da sociedade na elaboração de políticas para o setor de turismo. Criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Setur