21/02/2013 11h57 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Governo apoia maior feira de rochas ornamentais da América Latina

foto: Setur/Weverson Rocio
O Espírito Santo é líder na produção nacional de rochas.


Começa na próxima terça-feira (26) e segue até o dia 1º de março o mais importante encontro de rochas ornamentais da América Latina e o primeiro do calendário mundial: a Vitória Stone Fair. Em sua 35ª edição, a Feira Internacional do Mármore e do Granito marcará o início das atividades do setor para 2013. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio de patrocínio ouro da Secretaria do Desenvolvimento (Sedes) e apoio institucional da Secretaria do Turismo (Setur).

Com expectativa de receber mais de 25 mil visitantes de 66 países, incluindo empresários, distribuidores e atacadistas de todo o Brasil, além de compradores internacionais, a Vitória Stone Fair tem importância fundamental para o segmento de turismo de negócios no Espírito Santo.

Para isso, a Setur estará ocupando uma área expositiva de 100 metros quadrados, onde será realizada a promoção e divulgação dos destinos, rotas turísticas, atrativos, gastronomia e potencialidades do Espírito Santo.

Números

Serão mais de 35 mil metros quadrados de área, reunindo cerca de 400 expositores, entre empresas nacionais e internacionais de extração e beneficiamento de mármores, granitos, quartzitos, ardósias, insumos, máquinas, equipamentos, marmorarias, serrarias, entidades empresariais e de tecnologia para o setor.

Segundo os organizadores, a Vitória Stone Fair é referência para o trade internacional do setor por ser uma indutora nos negócios. A feira serve de base para as exportações brasileiras ao longo do ano, que fecharam em 2012 com um crescimento de 6,08%.
A feira conta ainda com palestras setoriais, road shows, missões empresariais, visitas à Rota do Mármore e do Granito, dentre outras atividades paralelas.
A Vitória Stone Fair 2013 é promovida pelo Sindirochas e pelo Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), contando com o patrocínio da Sedes e do Sebrae-ES, e apoio da Setur.
Rota turística
A Feira Internacional do Mármore e do Granito é o evento que mostra o potencial das rochas ornamentais capixabas e atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o Estado. Em função do evento, que é um sucesso, foi criada a Rota Turística do Mármore e do Granito, roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento, e primeira rota turística voltada especificamente para o turismo de negócios no Brasil.

Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Nova Venécia se sobressaem na rota, que ainda inclui os municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas, Baixo Guandu, Vila Pavão, Muqui, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Águia Branca, Alegre, Atílio Vivácqua, Castelo, Conceição do Castelo, Linhares, Mimoso do Sul, Serra e Viana.

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País e concentra mais da metade do parque industrial brasileiro.

Vitória, com seu complexo portuário, consiste na via principal de exportação de blocos e chapas de pedras ornamentais do Brasil. Sedia uma das duas edições anuais da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair.

O tamanho das jazidas e a importância dos negócios alavancados por esse segmento justificam a inclusão de 21 municípios na Rota do Mármore e do Granito. No Sul do Estado, onde Cachoeiro de Itapemirim se destaca como principal centro de extração, onde se concentram as jazidas de mármore. 

No Norte do Estado, a extração e o beneficiamento do mármore e do granito estimularam o desenvolvimento dos municípios e incentivaram a criação de milhares de empregos. A região é conhecida como Núcleo de Extração de Nova Venécia e tem este município como referência.
O principal parque industrial de beneficiamento das rochas ornamentais fica no Sul do Estado. Paralelamente, a Região Metropolitana registra um crescimento do número de empresas de processamento de mármore e de granito, responsáveis pela oferta de produtos de maior valor agregado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard