18/01/2013 07h18 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Governo destina R$ 1,35 milhão em apoio às escolas de samba

As alas das baianas, das baterias e mestres-salas e porta-bandeiras de todas as escolas de samba que desfilam no Sambão do Povo já garantiram belas fantasias para o carnaval 2013. Com o convênio assinado nesta quinta-feira (17) entre Governo do ES e a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), as agremiações vão receber recursos R$ 1,350 milhão para tornar os desfiles ainda mais atrativos para os amantes do samba e turistas.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) será responsável por repassar R$ 1 milhão para o custeio das fantasias das 13 agremiações - alas das baianas, das baterias e de mestres-salas e porta-bandeiras e o Banestes, o Banco do Estado do Espírito Santo, repassará outros R$ 350 mil para garantir a qualidade dos desfiles capixabas.

O convênio foi assinado em cerimônia realizada no gabinete do governador Renato Casagrande, que reuniu o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; secretário de Estado de Comunicação, Ronaldo Carneiro; o diretor Comercial do Banestes, José Antonio Buffon; o presidente da Lieses, Rogério Sarmento; secretários municipais;  e os presidentes das agremiações participantes do carnaval de Vitória.

O Governador Renato Casagrande defendeu a intenção de utilizar o carnaval de Vitória como instrumento de divulgação nacional do Estado. "O carnaval de Vitória é um espetáculo que cresce a cada ano e com certeza já passa a atuar como instrumento de inserção nacional do Espírito Santo. Os investimentos para a folia de 2013 foram grandes, realizamos a reestruturação do Sambão do Povo, o repasse para as escolas, e agora com a transmissão nacional esperamos mostrar para todo o Brasil muito mais que os desfiles das escolas de samba, e sim a cultura e as tradições do nosso Estado."

O Secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, falou sobre a importância do repasse para a confecção das fantasias das escolas de samba capixabas. "O repasse será fundamental para o belo espetáculo que as escolas de samba vão apresentar no Sambão do Povo. Esse é um momento impar para o nosso carnaval, teremos o primeiro ano do novo Sambão do Povo e a inédita e esperada transmissão nacional dos nossos desfiles, e para as escolas se prepararem melhor ainda para a folia liberamos o maior repasse já feito pelo Governo do Estado para a Liga das Escolas de Samba."

Os valores repassados pelo Governo do Estado para as escolas vêm crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em 2008, foram R$ 100 mil; em 2009, R$ 325 mil; em 2010, R$ 650 mil; em 2011 e 2012 chegou a R$ 850 mil e neste ano atinge R$ 1,35 milhão.

Vale destacar que o apoio do Governo do Estado ao Carnaval capixaba em 2013 vai além do repasse direto para a Lieses. A Setur inaugurou no ultimo mês a obra de reestruturação do Sambão do Povo, que teve um investimento total de R$ 6 milhões e viabilizou, juntamente com a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Detran|ES e Banestes a transmissão nacional da folia capixaba pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br