20/08/2013 14h43 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Governo do ES participa de debate sobre rumos da ferrovia Centro-Atlântica

foto: Asscom/Setur
O Trem das Montanhas Capixabas é resultado de uma parceria entre a Setur, prefeituras de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Serra Verde Express.

O Governo do Espírito Santo, representado pela subsecretária de Estado do Turismo, Diomedes Berger, pelo diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Eliezer Rabelo, e pelo secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, participou de uma reunião realizada nesta segunda-feira (19), em Vargem Alta, para discutir os rumos da Ferrovia Centro-Atlântica, que liga Vitória a Cachoeiro de Itapemirim.

A reunião contou ainda com o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira; os prefeitos de Vargem Alta, Joâo Bosco Dias; de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha - Carlinhos Borboleta; de Marechal Floriano, Lidinei Gobbi, e representantes dos municípios de Alfredo Chaves, Vargem Alta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Viana, e o secretário Executivo do Consórcio dos Vales e do Café, Nicolau Esperidião Neto, representando os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Apaicá, Bom Jesus do Norte, Atílio Vivácqua e Muqui.

Também estiveram presentes representantes da Fibria, antiga Aracruz Celulose, que utiliza a ferrovia para transporte de eucalipto, e da Serra Verde Express, que opera o Trem das Montanhas Capixabas, entre outras empresas turísticas da região.

Durante a reunião, foi ressaltada a importância do trecho para o turismo da região. A proposta do Governo do Estado, apresentada pelo secretário de Cultura, Maurício Silva, é o tombamento da ferrovia como patrimônio histórico. "Esse trecho representa a nossa história e a construção da economia de nossas cidades", afirmou.

A subsecretária do Turismo, Diomedes Berger, frisou a importância da ferrovia não só para o turismo, mas para o transporte de passageiros. "Além disso, a importância econômica da ferrovia deverá ser estudada", destacou. Também foram apresentadas as propostas de organização de um Consócio Intermunicipal e também de utilizar a ferrovia para transporte de passageiros.

Na oportunidade, foi lavrada uma ata e decidida a montagem de uma agenda para discussão e fortalecimento do movimento para a permanência da ferrovia. Uma nova reunião já está marcada para a sexta-feira (23), às 9 horas, no Centro de Agronegócios de Marechal Floriano, quando os prefeitos devem definir os representantes para o possível consórcio intermunicipal.

Já na próxima terça-feira (27), às 10 horas, representes do Governo do Estado e prefeitos  participarão de uma audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, quando será também protocolado um documento sobre a importância econômica, turística e histórica da ferrovia para o Espírito Santo.

No dia 13 de setembro, o prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, apresentará outra proposta: a expansão do projeto Trem das Montanhas até Vargem Alta. Essa nova reunião foi agendada para as 10 horas, na Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves.

"Vamos lutar para a permanência e funcionamento da ferrovia. Ao invés de destruí-la, precisamos torná-la ainda mais utilizável, aproveitando para fomentar o agroturismo e desafogar as nossas rodovias", destacou Fiorin.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br