16/01/2012 15h43 - Atualizado em 27/01/2016 15h47

Governo do Estado investe R$ 2 milhões no apoio ao Carnaval Capixaba

foto: Asscom-Setur
O governador disse que o desenvolvimento do carnaval tem servido como uma "inspiração capixaba".
O Governo do Espírito Santo vai investir um total de R$ 2 milhões em ações que visam apoiar, promover e divulgar o Carnaval Capixaba e consolidar o evento como uma das mais importantes manifestações culturais do Espírito Santo. Nesta segunda-feira (16), o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, e o presidente do Banestes, Bruno Negris, e o presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Rogério Sarmento, assinaram Convênios de Cooperação Técnico e Financeira para o Carnaval 2012.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) repassará de R$ 850 mil, visando custear as fantasias das 13 agremiações - alas das baianas, da bateria e de mestre-sala e porta-bandeira. Já o Banestes repassará R$ 350 mil. Também foi anunciado pelo governador, que haverá mais aproximadamente R$ 800 mil destinados à promoção, divulgação e cobertura do evento. No total, o apoio do Governo do Estado para as escolas de samba capixabas será de cerca de R$ 2 milhões.

O governador Renato Casagrande afirmou que apesar do esforço do Governo do Estado, não é fácil para o Espírito Santo se posicionar em algumas áreas, como é o caso do futebol, devido à dimensão já alcançada pelos estados vizinhos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. "No entanto, o nosso carnaval conseguiu avançar muito, se fortaleceu e tem servido como uma inspiração capixaba. A cultura é uma das formas que encontramos para projetar o Estado diante da imponência de nossos vizinhos".

Renato Casagrande lembrou ainda que o Governo do Estado, por meio da Setur, também está investindo R$ 5 milhões na reforma no Sambão do Povo, que será executada logo após o carnaval, e na divulgação do evento.

"O Estado se reorganizou nos últimos anos, o que nos garantiu parcerias importantes para o fortalecimento da nossa cultura e da nossa economia. Estamos repassando recursos para o carnaval, assim como repassamos para outras entidades que têm papel social. Além da inserção nacional, o Governo do Estado busca a melhoria da qualidade de vida dos capixabas".

Outra novidade anunciada no evento, é que o Detran estará presente no carnaval com o bloco "Juntos pela Vida na Folia" que vai desfilar com fantasias e adereços próprios, visando uma ação educativa durante a festa."É muito importante aproveitar o carnaval para promover uma ação educativa importante como essa, que está em defesa da vida", completou o governador.

foto: Asscom-Setur
A Setur vai repassar R$ 850 mil para a Lieses.
O secretário estadual do Turismo Alexandre Passos fez questão de lembrar a dimensão que o carnaval capixaba vem tomando nos últimos anos. "Sabemos que os desafios são muitos: as escolas de samba e a Lieses estão de parabéns. Também estamos investindo em promoção e em divulgação. Vamos continuar incentivando e promovendo ações que contribuam para que o nosso carnaval seja um dos melhores do país. Espero que em 2012 façamos o melhor carnaval da história do Espírito Santo".

O presidente do Banestes, Bruno Negris, disse que "mais uma vez, o Banco oferece o seu apoio a um evento que traz alegria e emoção para o capixaba. O Carnaval de Vitória se profissionalizou, passou a atrair turistas e se transformou em um importante acontecimento do calendário cultural do Estado. O Banestes não poderia ficar de fora. Desejamos que o Carnaval de 2012 tenha o mesmo brilho dos anos anteriores e que o desfile seja bonito e empolgante, para que conte sempre com a parceria do Banco", arrematou.

Já o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, ressaltou o empenho do governador para apoiar o evento e reafirmou a seriedade do carnaval capixaba. "Esses recursos estão sendo bem aplicados e dão um retorno para a sociedade, através da utilização da obra local dentro dos barracões. Com certeza faremos um belo espetáculo também esse ano e não iremos decepcionar", finalizou.

Também participaram da solenidade de assinatura dos convênios para o carnaval 2012, o secretário de Comunicação Ronaldo Carneiro; o Diretor Geral do Detran, Fábio Henrique Pina Nielsen; o prefeito em exercício de Vitória, Sebastião Barbosa; os secretários de Cultura e de Turismo de Vitória, Alcione Pinheiro e Antônio Bispo; os vereadores da Capital, Juarez Vieira e Neuzinha Oliveira; os 13 presidentes das escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso; e representantes  do trade turístico, entre eles da Adetur Metropolitana e do Sindbares.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa/ Setur