03/11/2010 09h21 - Atualizado em 27/01/2016 15h30

Governo inaugura obras turísticas no distrito de Matilde

O Governo do Estado inaugura as obras de restauro da Estação Ferroviária de Matilde e também o Mirante da Cachoeira de Matilde, distrito de Alfredo Chaves.  A solenidade está marcada para sexta-feira (05), às 9 horas, e as apresentações culturais prosseguem até a noite.

As obras de restauração da Estação Ferroviária foram executadas por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Já a construção do Mirante foi feito por convênio entre a Prefeitura de Alfredo Chaves e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). As duas ações também contaram com a parceria da comunidade de Matilde, do Instituto Sincades e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

Participam da programação cultural a Banda Municipal Lira Alfredense, o Coral Municipal Santa Cecília, a Orquestra Municipal Alto Benevente, e o grupo de chorinho, Carne de Gato, que fará show por meio do projeto Circulação Cultural, da Secult.

Centro Cultural e Turístico

Após a inauguração, a Estação Ferroviária de Matilde será transformada em um local de atividades culturais, turísticas e de capacitação. Esse centro de convivência permitirá que os visitantes conheçam melhor a história da região.

O espaço contará com um salão multiuso com 64 lugares na plateia para pequenas apresentações culturais, e também que servirá de sede para a banda de música da região. Haverá loja de artesanato local; biblioteca comunitária; e sala de exposição permanente.

Restauração

A restauração da Estação Ferroviária respeitou a história do imóvel, pois apesar das intervenções sofridas ao longo dos anos, a configuração espacial, a tipologia e os materiais construtivos dominantes originais da construção estavam preservados.

Para promover a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, foi criada uma rampa de acesso ao quintal; a inclinação da rampa da plataforma passou por correção, e foi instalado um banheiro adaptado.

O imóvel foi valorizado por meio da iluminação da fachada, da urbanização de seu entorno, e da recuperação da cor original das esquadrias, comprovada através de pesquisa histórica e prospecções.

O pátio de 64 metros quadrados ganhou trabalho paisagístico, transformando-se em espaço de convivência humanizado. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram renovadas. As instalações novas estão adaptadas às necessidades do tempo atual, como, por exemplo, foram instalados trilhos eletrificados para uma iluminação dinâmica e eficiente, e cabeamento estruturado.
A restauração da Estação de Matilde e o novo uso proposto busca renovar a relação afetiva e estimular o sentimento de pertencimento entre a comunidade, os visitantes e salvaguardar o patrimônio cultural.

História

Este importante trecho facilitou o transporte de passageiros e da produção cafeeira para o Porto de Vitória.
Inicialmente, a estação pertencia ao governo federal através da Estrada de Ferro Sul, que posteriormente foi comprada pela Leopoldina Railway (empresa inglesa organizada em Londres no ano de 1897, e autorizada a funcionar no Brasil).

O trem fazia os seguintes percursos: Cachoeiro de Itapemirim x Vitória; e Vitória X Rio de Janeiro.
Erguida entre a linha de ferro e o Rio Benevente, está localizada nas cercanias da vila de Matilde, mas em situação isolada e próxima à ponte da ferrovia sobre o mesmo rio.

A estação foi inaugurada em 1910, momento marcado pela presença do então presidente da República Nilo Peçanha, porém, uma pequena estação de madeira um quilômetro antes da atual já existia no ano de 1902.
Marco da engenharia ferroviária nacional, a edificação apresenta relevante interesse arquitetônico e tecnológico, diferenciado para a época. Em sua construção foram empregados materiais como: tijolos cerâmicos aparelhados, pedras trabalhadas, trilhos de ferro e telhas tipo Marselha.

Em meados da década de 80, a Estação foi desativada. Em 1986, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, por meio da resolução de número 02/86, publicada em 24 de janeiro.

Cachoeira de Matilde

A construção do Mirante da Cachoeira de Matilde favorece as ações do turismo na região. No espaço é possível observar uma vasta área de floresta nativa, além do principal ponto turístico do município, que a Cachoeira de Matilde, que é considerada a maior do Espírito Santo.

Um lugar de rara beleza, ela possui queda livre de 70 metros. O município reserva outras atrações como antigas construções, estrada de ferro, túnel subterrâneo com 90 metros de extensão ? com rio que passa em seu interior ? e vales. Sendo uma grande atração para praticantes de esportes radicais com o rapel, a escalada, o salto de asa delta, motocross, bikecross , bóia-cross e o parapente. As caminhadas ecológicas também fazem parte do roteiro.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa - Setur