08/08/2011 14h23 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

GranExpoES destaca agroturismo no Espírito Santo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização da 35ª Exposição Estadual Agropecuária - GranExpoES 2011, que será realizada desta quarta-feira (10) a domingo (14), no Pavilhão de Exposições de Carapina. A Setur participa do evento divulgando as potencialidades das rotas turísticas no 1 º Guia de Cafeterias do Espírito Santo, que será distribuído durante a GranExpoES.

foto: Acervo Setur
Grãos selecionados produzem cafés com qualidade superior no Espírito Santo

A iniciativa do Guia das Cafeterias é pioneira no Estado e atende a propósito econômico, político, cultural, mas sobretudo reflete uma realidade: os capixabas estão descobrindo os cafés gourmets. Além disso, os cafeicultores produzem café de qualidade cada vez mais superior, os órgãos de fomento criam e transferem tecnologias, os empreendedores abrem boas cafeterias em toda parte, cresce o número de baristas e outros profissionais capacitados, e a estrutura de insumos e serviços para cafeterias se desenvolve cada vez mais.

Agroturismo

O turismo rural terá destaque na GranExpoES. Na sexta-feira (12), às 14 horas, o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, será um dos integrantes da mesa redonda "Potencialidades do Agroturismo e o seu Desenvolvimento no Espírito Santo". Além do secretário, também participarão da mesa redonda o diretor-superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira, e Rosa Lázaro de Oliveira (Vó Rosinha) que relatará sua experiência no agroturismo - Caso de Sucesso.
Em seguida serão realizados um debate sobre o Projeto Acolhida na Colônia, enfocando a experiência do agroturismo ecológico de Santa Catarina, com palestra ministrada por Marinês da Conceição Walkowski, e a oficina de formação "A Importância dos Agentes da Cadeia Produtiva do Agroturismo e sua Organização", com Karla Falqueto.
foto: Sagrilo
Café da manhã em propriedade de agroturismo de Venda Nova

Maior café do mundo

Com o objetivo de entrar para o Guiness Book - o livro dos recordes, a Prefeitura de Brejetuba pretende fazer o maior "cafezinho" do mundo, que será coado usando pelo menos cinco mil litros de água e servido durante a 35ª edição da GranExpoES. O recorde atual é de 3,8 mil litros de café coado, e pertence ao Panamá.

Serão utilizados mais de 350 quilos de pó de café, um coador de 2,5 metros, uma enorme xícara e uma ?mangueira? com água quente. O processo para chegar ao maior café do mundo levará cerca de uma hora e meia e ao final todos os visitantes da Feira poderão degustar o delicioso café de Brejetuba, município da Região das Montanhas Capixabas.
Circuitos turísticos

Distribuído em uma área de 100 m², o estande do agroturismo capixaba será ainda mais representativo neste ano e com uma decoração temática especial, fazendo alusão ao ambiente rural. Os visitantes vão encontrar à sua disposição informações sobre os mais de 14 circuitos turísticos dos municípios do interior do Espírito Santo, que envolvem as regiões do Verde e das Águas, da Costa e da Imigração, do Caparaó e das Montanhas Capixabas.

Esses circuitos de agroturismo possuem mapas e informações sobre os principais pontos turísticos de cada cidade, assim como o horário de funcionamento de bares, restaurantes e museus. Estarão representados no estande os municípios de Aracruz, Linhares, Itapemirim, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Munis Freire, Ibatiba, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves.

Segundo o presidente da Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo, Jorge Saiter, um dos principais objetivos do espaço é mostrar o papel social dessas cidades e a importância da agricultura familiar. "Nossa ideia é aumentar a autoestima do homem do campo e valorizar a cultura local, assim como a arquitetura e a gastronomia. O agroturismo incentiva a atividade turística e isso gera novos empregos e, consequentemente, ajuda a economia do município", destaca.

Sanfona, baile e petiscos tradicionais

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Conceição de Castelo aproveitará a GranExpoES para apresentar a Festa do Sanfoneiro, uma das principais manifestações culturais do município. Além da presença de um grupo de músicos da região, também estarão presentes os agricultores que tocam sanfona, triângulo e zabumba, a rainha da cidade e haverá degustação de produtos do agroturismo, como vinho de jabuticaba e linguiça defumada.

Segundo o coordenador de Cultura e Turismo da Prefeitura, Antelmo Cardoso, o objetivo é aproveitar a visibilidade da GranExpoES para mostrar e convidar o público presente para a tradicional Festa do Sanfoneiro, que acontece em Conceição de Castelo sempre na última semana de agosto. "Nossa festa é logo depois da GranExpoES, que é uma oportunidade para divulgarmos a nossa programação", observou.

Todos os detalhes sobre a feira podem ser encontrados no site www.granexpoes.com.br/2011

Informação à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da Setur