05/12/2014 15h19 - Atualizado em
28/01/2016 08h46
Grupo América 4 apresenta show 25 Anos de História nesta sexta (05) em Vila Velha
Depois de muito sucesso nos festivais de Pinheiros, Colatina e na Feira Cultural de Nova Venécia, agora é a vez de Vila Velha receber o projeto Noites Capixabas, do grupo América 4. O show "25 Anos de História" será realizado nesta sexta (05), às 19h30, no Teatro Marista.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado e marca o reencontro do grupo com o público que o acompanha desde o início da carreira. Por isso, os 50 primeiros casais que chegarem ao local do show terão direito a um CD.
Além do show, haverá também exposições de CDs, DVDs, livros e objetos produzidos por artesão e artista plásticos. Todos os expositores são contemplados da Lei de Incentivo "Vila Velha Cultura e Arte". A entrada é franca.
Para o músico, e lider do grupo, Tobi Gil, este é mais um importante momento do América 4. Mesmo afastadosdo público durante alguns anos, o grupo desenvolveu muita pesquisa sobre a música regional e ritmos folclóricos, mantendo-se fiel na resistência da cultura Latino-americana e Andina. "È a nova sonoridade do Grupo América 4, com a integração dos tambores", enfatiza Tobi Gil.
A apresentação também contará com a participação dos músicos Macapá na bateria (Brasil), Aguilar Alves no baixo (Brasil), Renato Pablo nos tambores (Chile), Raul Paredes no Charango (Chile) e Ronaldinho nos tambores (Brasil). Da formação original, estarão Tobi Gil nas flautas andinas (Bolívia), César Rebechi na guitarra e voz (Argentina) e Grácia Silva nos teclados (Brasil).
O show promete fazer uma grande festa com o público, cantando toda a mistura dessa nova sonoridade do Grupo América 4.
História
O América 4 foi criado em 1988, no Espirito Santo e em Minas Gerais, pelo boliviano Tobi Gil, que reuniu outros músicos de vários países da América Latina também residentes no Brasil. O objetivo era unir "O canto dos quatro cantos da América Latina".
Ao longo de sua trajetória, o América 4 se apresentou em aberturas de shows de grandes nomes da MPB, como Fagner, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Sá e Guarabira e Sérgio Reis. Participou de vários shows em teatros, festivais em Minas Gerais e, principalmente no Vale do Jequitinhonha, juntamente com Rubinho do Vale, Sérgio Moreira, Markus Ribas, Mauricio Tizumba e outros. Representou Espírito Santo no Fórum das Américas em Belo Horizonte (MG).
A principal característica do América 4 é a mistura de instrumentos musicais folclóricos, a flauta andina, zanpoñas, toyos, quenacho, charango, tambores de congo e maracatu, casaca, bombo leguero, com instrumentos convencionais. É justamente esta fusão instrumental e cantória que fez do América 4 uma referência no gênero no Espírito Santo e no Brasil, desde o período de sua criação e durante todos esses anos.
O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), realização das Secretarias de Cultura e de Esportes e Lazer e apoio aos 60 Anos do Colégio Marista. A Setur apoia na divulgação.
Serviço:
Projeto Circulação Cultural (Secult)
Show do América 4 "25 anos de História"
Dia: 05 de Dezembro de 2014 (Sexta)
Local: Teatro Marista - Vila Velha - ES
Horário: 19h30
Entrada Franca
Produção : DOCCA LOUREIRO (27) 99704-3288
Informações à Imprensa:
- Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br
Julia Ribeiro - julia.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo