30/06/2014 08h08 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Grupo América 4 faz show de comemoração e lançamento do CD "25 Anos" no próximo domingo (06)

O grupo América 4 apresenta o CD "25 Anos" no próximo domingo (06), no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, às 19 horas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, com o patrocínio da Secretaria da Cultura (Secult) e colaboração da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) na divulgação. A entrada é franca.

Para o músico, e líder do grupo, Tobi Gil, este é mais um importante momento do América 4. Mesmo afastado do público durante esses anos, ele desenvolveu muita pesquisa sobre a música regional, ritmos folclóricos e mantendo-se fiel na resistência da cultura Latino-americano e Andina, "É a Nova Fusão do Grupo América 4 com a integração dos tambores", observa com ênfase Tobi Gil.

O CD América 4 "25 Anos" é composto por dez faixas entre composições novas e regravações, mantendo a temática do folclore latino-americano e  com a mescla dos Tambores de Congo, Tambores de Maracatu (regionais),  Bombo Leguero (Argentina) com a união dos instrumento andinos. Os discos estarão à venda durante o show de lançamento por R$ 10.

A apresentação também contará com a participação de músicos nacionais e internacionais, como Paulo Batera (Brasil), Aguilar Alves (Brasil), Renato Pablo (Chile), Raul Paredes (Chile) e Carmem Amorim (Brasil). Da formação original do grupo, estarão Tobi Gil (Bolívia), César Rebechi (Argentina) e Grácia Silva (Brasil).

O show terá homenagem ao maestro Jaceguay Lins e cantora Beth Broeto, além de nomes que tiveram importância na carreira do Grupo América 4, como Enzo Merino e Saint Clair Alves.

O Grupo

O América 4 foi criado em 1988, nos estados do Espirito Santo e Minas Gerais, pelo  boliviano Tobi Gil, que reuniu outros músicos de vários países da América Latina também residentes no Brasil. O objetivo era unir "O canto dos quatro cantos da América Latina".

Ao longo de sua trajetória, o Grupo América 4 se apresentou em aberturas de shows de grandes nomes da MPB, como Fagner, Zé Ramalho, Zé Geraldo, Sá e Guarabira e Sérgio Reis. Participou de vários shows em teatros, festivais em Minas Gerais e, principalmente no Vale do Jequitinhonha, juntamente com Rubinho do Vale, Sérgio Moreira, Markus Ribas, Mauricio Tizumba e outros. Representou Espirito Santo no Fórum das Américas em Belo Horizonte (MG).

A principal característica do América4 é a mistura de instrumentos musicais folclóricos, a flauta andina, zanpoñas, toyos, quenacho, charango, tambores de congo e maracatu, casaca, bombo leguero, com instrumentos convencionais. É justamente esta fusão instrumental e cantória que fez do América 4 uma referência no gênero no Espírito Santo e no Brasil, desde o período de sua criação e durante todos esses anos.
Mais informações sobre o evento com o produtor Tobi Gil pelos telefones 3229-1548, 99604-6297 ou pelo e-mail: giltobi2@gmail.com.

Serviço:

Show Comemoração e Lançamento do CD América 4 "25 anos"
Dia: 06 de Julho de 2014 (Domingo)
Local: Teatro Carlos Gomes  - Vitória

Informações à imprensa: