10/10/2012 13h07 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

GT irá preparar proposta para reconhecimento da Pedra Azul como Patrimônio Natural da Humanidade

foto: Weverson Rocio/Setur-ES
O Governo do Estado vai elaborar estudos para que Pedra Azul se torne Patrimônio Natural da Humanidade.

Nesta terça-feira (09), o Governo do Estado deu mais um passo para a elaboração do documento técnico que vai reivindicar o tombamento da Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, como Patrimônio Natural da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). Em reunião realizada na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), representantes de várias secretarias e órgãos do governo e de entidades da sociedade civil definiram as ações a serem encaminhadas para garantir essa meta.

O secretário do Turismo Alexandre Passos fez questão de ressaltar que essa é uma proposta que deve ser construída em conjunto com os vários segmentos sociais e que a partir de agora o Governo do Estado, por meio da Setur, Seama, SEP e Secom, assume essa tarefa. "Nós entramos nesta campanha por considerar que a Pedra Azul tem todas as condições para o tombamento. Por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, algo único no planeta. Eu considero que esse é um dos lugares mais bonitos do mundo", arrematou.

Em seguida, João Lucílio Albuquerque, secretário Executivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), fez uma apresentação sobre a as reservas da biosfera no Brasil, com ênfase na da Mata Atlântica, da qual a Pedra Azul faz parte. Ele também falou sobre a sua experiência nesse tipo de processo. "A reserva da biosfera da Mata Atlântica é a maior do mundo, mas poderia aumentar, porque ainda há muitas áreas de matas a serem incluídas", disse João Lucílio.

A coordenadora do Colegiado Mar da RBMA, Heloisa Dias, ressaltou há grandes chances da Unesco  incluir a Pedra Azul como Patrimônio da Humanidade.  "Por ser uma área pequena, com iniciativas governamentais de gestão atuante e interesses convergentes, o processo pode ser facilitado". Tanto João Lucilio quanto Heloisa indicaram que após elaborada,  a proposta deve ser encaminhada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), via Ministério do Meio Ambiente e somente depois solicitar o reconhecimento como patrimônio junto à Unesco.

Além disso, eles disseram que o Grupo de Trabalho, que deverá ser composto por cinco ou seis membros, terá a atribuição de elaborar um Termo de Cooperação Técnica e que é fundamental o envolvimento das comunidades, entidades representativas e prefeituras das cidades no entorno da Pedra Azul neste processo.

Nesta quarta-feira (10) técnicos da Setur, do Iema acompanharam João Albuquerque e Heloisa Dias numa visita técnica ao Parque Estadual de Pedra Azul para que possam fazer uma avaliação das condições de conservação e do local.

Também participaram da reunião, representantes da Prefeitura de Domingos Martins, do Iphan no Espírito Santo, da Associação Turística da Pedra Azul, da Oscip Agência Viva Pedra Azul e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo (CERBMA).

Unesco

O programa de classificação da Unesco visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. No último ano havia apenas 183 Patrimônios Naturais da Humanidade em todo o mundo.

Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão a divulgação turística da região em nível mundial; atração de patrocinadores e público para eventos; atração de recursos internacionais para preservação da região; gestão internacional compartilhada do Parque de Pedra Azul; entre outros.

Para fortalecer as informações do documento que será enviado para a Unesco e divulgar essa ação foi criada uma página nas redes sociais: http://www.facebook.com/PedraAzulPatrimonioMundial.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br