13/09/2012 15h02 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Guarapari comemora 121 anos e a festa começa nesta sexta-feira (14)

O município de Guarapari iniciará, nesta sexta-feira (14), as comemorações pelos 121 anos de sua história. A festa, que será realizada pela Prefeitura Municipal de Guarapari e conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na divulgação, promete agitar a "Cidade Saúde" com apresentações de artistas locais e nacionais.

Além dos shows com entrada gratuita no Kart Indoor, no sábado (15) haverá uma Ação Cidadã,  que vai levar aos moradores serviços como emissão de documentos, vacinação, e cuidados com a saúde.

História

Os jesuítas foram os primeiros colonizadores da região onde hoje se localiza o município de Guarapari, onde viviam índios das tribos dos Goitacazes, Perus Tupiniquins e Aimorés. Em 1679 a aldeia de Guaraparim foi elevada à categoria de Vila.

Em 1835 foi criada comarca de Guarapari, que em 1878 passou a município, mas durante alguns anos ainda pertenceu à cidade de Anchieta. Até que finalmente em 1891 uma Lei Estadual deu a Guarapari foros de cidade.

Turismo

Guarapari é um município localizado no litoral sul do Espírito Santo, com uma população de aproximadamente 105 mil habitantes. Conhecida como Cidade Saúde devido às propriedades medicinais de suas areias monazíticas, é uma região que atrai turistas de todo o Espírito Santo e de outros estados, integrando a chamada Rota do Sol e da Moqueca.

Suas 46 praias fazem de Guarapari o balneário mais famoso do Estado, com opção de práticas de esportes marítimos como surf, vela, jet-ski, remo, passeios de escuna e mergulho. Além das praias, a cidade também possui uma vida noturna bastante diversificada com bares, restaurantes e boates.

Sexta-feira (14)
21h - Show com Biquini Cavadão