20/05/2013 12h35 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Ícones do Jazz, Bossa e Blues no II Festival Internacional em Santa Teresa

Já está tudo pronto para o II Festival Internacional de Jazz & Bossa, que será realizado de sexta-feira (24) a domingo (26), no Centro de Eventos de Santa Teresa. Ao todo serão 13 shows, onde artistas do jazz, bossa nova e blues do planeta vão trazer a magia de seus dons, sons e tons geniais para o frio das montanhas capixabas. O evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e abre a temporada de inverno no Espírito Santo.

foto: Divulgação
John Primer And The Real Deal Blues Band

A primeira edição do Festival Internacional de Jazz & Bossa, realizada no ano passado, foi sucesso de crítica e público. Segundo a Prefeitura de Turismo e Cultura de Santa Teresa, cerca de 15 mil pessoas estiveram nos três dias de evento, que proporcionou ocupação máxima nos cerca de 2,1 mil leitos da rede de hotel e pousadas do município, além de incrementar o movimento dos restaurantes, bares e cafés.

Das atrações internacionais, artistas das regiões onde surgiram o jazz e o blues, como Jonhn Primer, blues man de primeira linha nascido no estado norte-americano do Mississipi. O músico é simplesmente o vencedor do Grammy 2010 na categoria Best Tradicional Blues Album.

Da capital mundial do jazz, New Orleans, EUA, o guitarrista e vocalista: Kenny Branwn. Radicado no Brasil, sua música tem solos, frases de guitarra e a voz elegantemente grave e abrasada, típicos do blues.

Outro norte-americano confirmado é o superguitarrista Charlie Hunter. É dono de um estilo inconfundível de tocar guitarra onde, com o polegar, faz o baixo e com o restante dos dedos, leva a melodia da música, tal como o mestre Stanley Jordan, dando a impressão de que dois músicos tocam ao mesmo tempo. Nascido em Rhode Island, estado vizinho a Nova Iorque, Charlie é considerado dos maiores instrumentistas do jazz na atualidade.

Capixabas

São também de primeiríssima qualidade as atrações "made in Brazil". Uma delas é o capixaba Roberto Menescal, ícone da bossa nova, movimento musical que elevou a cultura brasileira a um novo patamar no cenário internacional.

Um dos maiores músicos nascidos no Espírito Santo, compôs "O Barquinho" ao lado de Carlinhos Lyra, canção que virou clássico da bossa. Foi professor e parceiro musical de outra grande capixaba, a cantora Nara Leão. Menescal também trabalhou com nomes como Vinícius de Moraes, Elis Regina, Dorival Caymmi, Aracy de Almeida e Billy Blanco.

foto: Divulgação
O capixaba Roberto Menescal, ícone da bossa nova, elevou a cultura brasileira a um novo patamar no cenário internacional.

O lendário saxofonista carioca Léo Gandelman é outro artista que vai mostrar seu talento no Festival. É dono de uma consistente carreira solo - 14 álbuns e mais de 500 mil cópias vendidas - onde transita com rara habilidade entre a música popular e erudita.

Big Joe Manfra Blues Band, Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz, Serginho do Trombone, Quarteto Jazz e Bossa, todos também do Rio de Janeiro, completam o time das atrações nacionais.

O Festival é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa e do Governo do Espírito Santo, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult)/Fames. Mais informações: www.santateresa.es.gov.br e http://www.santajazz.com.br

Direcionamento de casas ou quartos para alugar: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - (27) 3259-2357

Confira a programação:

24/05 - Sexta-feira
18h - Abertura oficial
20h - Fames Jazz Band (ES)
21h30 - Afonso Abreu e Trio (ES)
23h - Big Joe Manfra Blues Band (RJ), Jeferson Gonçalves (RJ) e Saulo Simonassi (ES)
00h30 - Kenny Brown (New Orleans - EUA)

25/05 - Sábado
11h - Abertura dos portões
12h - Derico e Chiquinho em Quinteto Jazz