04/04/2012 07h35 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

III Festival da Carne do Sol agita o município de Montanha

Quem gosta de aliar prazeres gastronômicos à cultura terá uma ótima opção nos próximos dias 13 e 14 de abril. É que será realizado, no município de Montanha, o III Festival da Carne de Sol, no Mercado Municipal da cidade.

As atrações musicais ficam por conta de bandas locais e do cantor pernambucano Alceu Valença, que se apresentará no sábado (13), a partir das 23 horas. Além disso, também estão programados concursos festivos, degustação da iguaria e Encontro de produtores, entre outras atividades.

A carne de sol de Montanha já é bem famosa. Diferente do preparo antigo, que ficava dias no sol, esta é salgada e descansa na sombra por algumas horas. Outro detalhe que faz toda diferença é que para a produção da carne só são utilizados os cortes nobres do boi.

O município

Localizada no extremo Norte do Espírito Santo, a 334 quilômetros de Vitória, com acesso pela ES-130, Montanha é também conhecida como a capital da amizade, do forró e da carne de sol.

O grande destaque na economia de Montanha é o seu rebanho bovino que é beneficiado pela baixa precipitação da região e distribuição dos córregos. Existe um rebanho de 102.200 cabeças, sendo 70% para corte e 30% para leite. Este setor tem forte influência no município. Outra vantagem é que, devido ao terreno plano, sem morros, o gado não faz muito esforço e, portanto, não desenvolve tantos músculos. Resultado: carne mais macia.

Programação:

13 de abril (sexta-feira):
19 horas - Shows com bandas locais.
23 horas - Show com a banda Via Marte.

14 de abril (sábado):
10 horas - Mazinho dos Teclados.
10 horas às 12 horas - Degustação dos "Sabores da Carne de Sol".
16 horas - Encontro regional dos produtores de carne de sol (Teatro Municipal).
18 horas - Cortejo da carne de sol com a banda musical Grupo Cyza Cia de Dança e rainhas do evento.
18 às 23 horas - Show com bandas locais.
19 horas - Concurso da rainha da carne de sol.
23 horas - Show com Alceu Valença.
01 hora - Show com Chapéu de Palha.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano