17/06/2010 08h02 - Atualizado em 27/01/2016 15h27

Implantação do prefixo único do Governo do Estado - 3636 - prossegue nas secretarias e órgãos

Até dezembro deste ano, todas as linhas do Executivo Estadual, na Grande Vitória e em Cachoeiro de Itapemirim, serão alteradas e iniciadas com o prefixo único do Governo do Estado - "3636". Na próxima semana, serão migradas as linhas do Hospital da Polícia Militar (HPM), na segunda (14); e das secretarias de Estado do Turismo (Setur), na quarta (16); e da Cultura (Secult) na sexta-feira (18).

Quando o servidor, ou o cidadão, chamar a atual linha, uma mensagem automática informará o novo número. Para ter acesso ao novo catálogo de telefones, basta acessar os sites das secretarias e órgãos ou, ainda, o site da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que é atualizado à medida que ocorrem as alterações nos órgãos estaduais.

A implantação dos equipamentos de PABX, bem como a alteração dos números, já ocorreu no Diário Oficial; na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), unidade central e Superintendências de Cariacica e Carapina; na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); e na Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Também já estão falando no novo prefixo "3636", os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) / Hospital Centra; da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Junta Comercial do Estado do Espírito Santos (JUCEES ) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

Com o novo prefixo, será possível falar entre linhas por meio da discagem por ramal, sem custo, padronizando os números telefônicos. Com a mudança, estima-se que haverá uma economia de R$ 1,3 milhão, quando comparados os custos do sistema atual com o novo sistema.

Internamente, no mesmo órgão ou entre secretarias diferentes, as ligações deverão ser realizadas por ramal, independente da localidade, usando os cinco últimos números, exemplo: 3636-2222. A medida é resultado do Projeto de Aprimoramento dos Sistemas de Comunicação do Poder Executivo Estadual, que vem sendo implantado pela Seger.

Uma de suas etapas é a utilização dos equipamentos de PABX, junto com a implantação do prefixo "3636" do Governo do Estado, contribuindo para a efetiva gestão das linhas, maior controle dos serviços e tarifas e a redução dos custos.

Definida por área de numeração, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a implantação do novo prefixo prossegue até julho de 2010 em todos os órgãos, secretarias e repartições localizadas na Grande Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, onde estão aproximadamente 80% das linhas telefônicas do Estado, quando todos os telefones iniciarão por "3636".
A implantação dos equipamentos de PABX segue as diretrizes do Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público - "Mais com Menos". Com o novo sistema, as ligações entre os telefones do Poder Executivo Estadual, mesmo para os órgãos localizados no interior do Estado, não terão custo, como também as ligações para celulares do Governo, a partir da inclusão das Interfaces Tronco Celular no PABX.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua
Tel.: 3381-6450 / 99496018
clarissa.scardua@seger.es.gov.br
Flávia Zambrone
flavia.zambrone@seger.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard