02/01/2013 08h40 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Inauguração de obras de reforma do Sambão do Povo com muito samba e grande público

Uma grande festa do samba que contou com presença e participação em massa do povo capixaba. Assim foi a inauguração da obra de reforma do Complexo Cultural Walmor Miranda, o Sambão do Povo, realizada na noite desta sexta-feira (28). A maior reforma que o local já recebeu desde sua inauguração foi feita com recursos do Governo do Estado e é resultado de um convênio com a Secretaria do Turismo (Setur) e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Ao som da orquestra capixaba de percussão da Novo Império, a solenidade que contou com a participação do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos, do prefeito de Vitória, João Coser; do secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, do presidente da Liga Espirito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Rogério Sarmento, além de dirigentes das 10 agremiações carnavalescas e lideranças comunitárias e outras autoridades.

O governador Renato Casagrande comemorou a presença do público e a grandiosidade da festa. "Isso aqui está lindo e o Sambão está lotado. Afinal, estamos entregando uma grande obra, com adequações que garantem a acessibilidade e o conforto. O Governo do Estado que ver o Carnaval capixaba se transformar numa referência nacional. Junto com a reforma do Sambão, ainda vamos repassar a verba para as escolas fazerem um espetáculo cada vez mais bonito e atrair cada vez mais turistas para o nosso Estado", disse o governador.

Já o secretário do Turismo Alexandre Passos falou sobre as ações da Setur para que o carnaval de Vitória se consolide e seja reconhecido nacionalmente. "Nós estamos trabalhando muito para que os desfiles sejam transmitidos por uma rede de televisão para todo o Brasil. Uma revista de turismo nacional publicou na semana passada uma matéria indicando o Carnaval de Vitória, ao lado do Rio de Janeiro, Bahia e de Pernambuco, com festas de momo imperdíveis no País. Mas essa obra vai muito além do carnaval, porque esse espaço agora está preparado e poderá ser aproveitado para realizar outros grandes eventos e shows", finalizou o secretário.

Além da solenidade o evento foi marcado por uma grande festa de samba e contou com um mini-desfile, a apresentação dos sambas-enredo das 10 escolas do Grupo Especial. Para fechar a noite e abrilhantar ainda mais o evento, o cantor Diogo Nogueira apresentou o seu show ?Diogo em Cuba?, para uma platéia que lotou as arquibancadas e a passarela do samba. Os recursos para a reforma do local foram viabilizados por um convênio entre a Setur e a PMV, com um repasse de R$ 5 milhões do Governo do Estado para a obra.

Reestruturação
Com capacidade atual para receber um público de 15.500 pessoas por dia, o Complexo Cultural Walmor Miranda, o Sambão do Povo, foi inaugurado em 1987. Essa foi a maior intervenção que o local já recebeu desde a sua inauguração. A obra teve início na primeira quinzena de março de 2011. O projeto de reforma do Sambão do Povo contempla modificações em todas as áreas do complexo. Foi feita uma reforma geral nos camarotes dos setores A e B quanto nas arquibancadas, onde foram instalados novos banheiros (15 ao todo) e escadas.

Para garantir a acessibilidade, também está em fase de conclusão a instalação de elevadores. Além disso, todas as janelas foram trocadas e as saídas de emergência construídas conforme as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Outras grandes mudanças também foram feitas para possibilitar um ganho na área externa às arquibancadas, melhorando o fluxo de pessoas e proporcionando maior segurança a foliões.

Carnaval Capixaba
Mantendo a tradição iniciada em 2002, de ser realizado uma semana antes da data oficial do Carnaval, o desfile das escolas de samba será nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2013 e já se consolida como um dos maiores eventos e atrativos turísticos do Estado. A expectativa é de que aproximadamente 80 mil pessoas, entre capixabas e turistas, participem da folia no Sambão do Povo. Após vários meses de trabalho, as escolas prometem um grande espetáculo, com muito brilho e glamour.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br