02/07/2014 13h22 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Lançamento oficial do Festival de Inverno de Domingos Martins apresenta programação e novidades do evento

foto: Asscom/PMDM
Wagner Tiso foi uma das atrações da cerimônia de lançamento do Festival de Inverno de Domingos Martins, no Palácio Anchieta.

O XXI Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins foi lançado nessa terça-feira (01), no Palácio Anchieta em grande estilo, com apresentação da Camerata do Sesi, contando com a participação especial do músico, regente e pianista Wagner Tiso. Na cerimônia também foram apresentados os pratos criados pelos 18 restaurantes que participarão do Festival Gastronômico, uma das novidades desta edição.

Na abertura, estiveram presentes a secretária de Estado do Turismo Diomedes Caliman Berger, o secretário de Estado da Cultura Maurício Silva, o diretor-presidente da Fames Erlon Paschoal e o prefeito de Domingos Martins Luiz Carlos Prezoti Rocha (Carlinhos Borboleta).

Na última quarta-feira (02) foi a vez da Prefeitura de Domingos Martins lançar a programação oficial do Festival de Inverno para a comunidade martinense. O lançamento foi no Agrotur Cerimonial e atraiu aproximadamente 300 pessoas com apresentação do Quinteto Fames de metais e os convidados foram recebidos pelos músicos locais com sax e teclado.

A secretária Diomedes destacou a importância do evento para Domingos Martins, para a Região das Montanhas Capixabas e para o turismo do Espírito Santo. "Situada na Região das Montanhas Capixabas, a cidade tem hoje uma importância fundamental como o segundo destino indutor do desenvolvimento do turismo no Estado, depois de Vitória", completou a secretária.

foto: Instituto Sincades/Idealiza
A secretária de Estado do Turismo Diomedes Maria Caliman Berger fez questão de ressaltar a importância do Festival de Inverno para o turismo do Espírito Santo.
Ela lembrou que o Governo do Estado considera o Festival de Inverno como um evento prioritário para a indução do turismo capixaba e que ele está inserido no Eixo Inserção Nacional do Planejamento Estratégico.

O prefeito de Domingos Martins Carlinhos Borboleta acredita que o Festival é uma vitrine para o município em todo o mundo. "É com grande satisfação e alegria que anunciamos o lançamento deste importante evento para nosso município que nos dá visibilidade nacional e internacional, dando-nos a oportunidade de mostrar o que temos de melhor", disse o prefeito.

Sobre o Festival

Considerado o maior evento da categoria do Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes do País, o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins começa na sexta-feira (18) e vai até domingo (27), e deverá receber aproximadamente 60 mil pessoas durante os 10 dias de evento, entre turistas, alunos, professores, profissionais e apreciadores da música erudita e popular.

Mas o Festival de Inverno é apenas a parte mais visível de um objetivo maior, do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Domingos Martins, que conjuga o desenvolvimento e o fortalecimento da arte e da educação musical à divulgação de potencialidades capixabas, projetando o Estado no cenário nacional e internacional.

Serão oferecidas 32 oficinas instrumentais e pedagógicas para estudantes e profissionais da música. O objetivo é oferecer a oportunidade para a troca de experiência e aprimoramento dos talentos.

O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins juntamente com o Montanhas Capixabas Convention & Bureau e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e de Cultura, Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e Banescard. Além disso, também tem o apoio da iniciativa privada como da Associação Comercial de Domingos Martins, da empresa de refrigerante Coroa, Comunidade Martinense e da agência Rejane Turismo.

Festival gastronômico

foto: Instituto Sincades/Realiza
Uma novidade: 18 restaurantes locais estarão oferecendo pratos criados especialmente para o festival.
Uma das novidades desta edição do Festival de Inverno é a realização de um evento gastronômico, com a participação de 18 restaurantes locais, que prepararam pratos principais e sobremesas especialmente para serem servidos aos visitantes e turistas que estiverem na região no período de 18 a 27 de julho.

No cardápio, as opções vão desde a culinária mais tradicional até a mais sofisticada. Os pratos servem uma ou duas pessoas e os valores variam entre R$ 7,50 e R$ 82,00.

Atrações

Com a programação totalmente fechada, agora é só anotar na agenda e curtir. Serão 60 atrações musicais gratuitas, sendo duas atrações nacionais que prometem agitar o festival: Zizi Possi, que se apresenta no sábado (19); e Zélia Duncan, no sábado da semana seguinte (26), com o repertório escolhido para seu novo CD.

A abertura oficial do festival será na sexta-feira (18), às 20h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. A Banda Sinfônica da Fames dará continuidade à programação musical. Logo após, se apresentarão os cantores Idalina Dornelas e Marcelo Ribeiro. O Festival segue até domingo (27), com música em vários locais da cidade.

Confira aqui a programação completa do Festival de Interno de Domingos Martins.

- Assessoria de Comunicação da Setur
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308