05/11/2014 10h19 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Linhares recebe Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo

Agroturismo
foto: Setur /Tadeu Bianconi
Produtos do agroturismo do Espírito Santo.

Na terça-feira (11), o município de Linhares foi palco do Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo, que será realizado no Centro Cultural "Nice Avanza". O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e Conselho Estadual de Turismo (Contures), e conta com o apoio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), da Prefeitura de Linhares, da Agrotures, do Sebrae e da Aderes.

O Seminário é voltado para empresários que trabalham com turismo rural e agroturismo, circuitos turísticos e secretarias municipais. As inscrições serão realizadas até às 12 horas do dia 10 de novembro e os interessados podem se inscrever pelo telefone: (27) 3636-8011 ou pelo e-mail: alexandre.fraga@turismo.es.gov.br.

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos destaca que a realização deste evento é muito importante para o momento que o Espírito Santo vive no agroturismo. "O seminário é uma ótima oportunidade para os produtores da região apresentarem as potencialidades e vocações dos setores ligados ao agroturismo e ao turismo rural. Este será um espaço de debate sobre o tema, que abrirá espaço para que eles apresentem suas propostas, produtos e serviços".

Pela manhã, Andreia Maria Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Agroturismo no Brasil (Indestur), ministrou a palestra Retrospectiva e Desafios do Turismo Rural e Agroturismo no Brasil. Também foram apresentandas as palestras Nota Fiscal Rural, com o auditor fiscal da Receita Federal, ex-secretário de Fazenda do município (Sefaz) de Cachoeiro de Itapemirim e membro do Grupo de Educação Fiscal Estadual Lúcio Berilli Mendes, e Retrospectiva do Turismo Rural e Agroturismo no Espírito Santo, com a presidente do Centro de Desenvolvimento do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante (Agrotur) Helina Canal.

Para finalizar a programação, alguns proprietários de estabelecimentos e pequenos produtores apresentaram Casos de Sucesso. Entre eles estavam Rosangela Alcântara Oliveira, do Restaurante Rural Vovó Rosinha de Ibatiba; Aristeu Bridi, da Estância Pedra da Onça em Itarana; Thaís Falqueto, do Recanto do Tio Vé de Venda Nova do Imigrante e Florindo Petri, do Sítio Cantinho da Roça, de Linhares.

Serviço:
Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo
Terça-feira (11/11) das 8h30 às 17h30 - no Centro Cultural "Nice Avanza".  (Praça 22 de Agosto - Centro).

08h30 - Credenciamento e café da manhã
09h - Abertura Oficial com o secretário de Estado do Turismo - Alexandre Passos
09h15 - Palestra: Retrospectiva e Desafios do Turismo Rural e Agroturismo no Brasil - Andreia Maria Roque - Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Indestur)
11h - Palestra: A importância do Agrolegal para o Agroturismo no Espírito Santo - Margie Margareth de Lima - gerente de integração regional - Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes)