11/04/2012 13h48 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Minas Gerais e Espírito Santo estabelecem quatro roteiros de turismo integrados

Na tarde desta terça-feira (10) foi dado mais um passo em direção à integração dos roteiros dos circuitos turísticos do Espírito Santo e de Minas Gerais. Em reunião realizada em Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto, representantes das Secretarias de Estado do Turismo do Espírito Santo e Minas Gerais ampliaram a discussão sobre o assunto, contando com a participação de cerca de 50 pessoas, entre representantes de prefeituras dos municípios envolvidos, operadoras de viagem e empreendedores que trabalham no turismo local.

Participaram da reunião a subsecretária de Turismo do Espírito Santo, Diomedes Berger, e a Superintendente de Políticas do Turismo de Minas Gerais, Jussara Maria Rocha, além do prefeito de Ibatiba e presidente do Consórcio do Caparaó, Lindon Jonhson, da prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque do Caparaó, do Sebrae, e demais empreendedores dos circuitos turísticos da região.

Na ocasião foi apresentada a proposta de estabelecer quatro roteiros integrados: o da região do Caparaó; o de observadores de pássaros (com Linhares, Sooretama e Santa Teresa no lado capixaba); o de cidades históricas de Minas e praias capixabas; e o da estrada de ferro Vitória-Minas.

A subsecretária Diomenes Berger ressaltou a importância deste acordo entre os dois Estados: "É uma ação que vai fortalecer e potencializar o produto capixaba, com mais empresas operando e vendendo roteiros no Espírito Santo. Com isso, já estamos nos preparando para receber turistas que serão atraídos pelos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos", destacou.

A partir das ideias apresentadas, o próximo passo será traçar um cronograma de ações para integrar esses quatro roteiros. O planejamento inclui oficinas envolvendo operadoras de turismo, técnicos e agências de receptivo que já trabalham com os circuitos nos municípios envolvidos.

A proposta dos roteiros integrados será divulgada em um estande que a Setur irá dividir com Minas Gerais no 8º Salão de Turismo e 3º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur, que será realizado de 25 a 27 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.  A expectativa também é lançar os roteiros na Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), e divulgá-los na Feira das Américas, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Roteiros Integrados

Esta ação da Secretaria de Turismo (Setur) reforça a agenda conjunta de desenvolvimento e de integração entre os dois estados, anunciada no dia 28 de março, no Palácio Anchieta. De acordo com esse planejamento, os Governos do Espírito Santo e de Minas Gerais, por meios de suas respectivas Secretarias de Turismo, estão estudando a adequação e integração de seus produtos turísticos de forma a atender os brasileiros e estrangeiros que visitarem os dois estados, especialmente no período dos grandes eventos nacionais que estão previstos para os próximos anos, como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.

Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
Tania Mariano