17/10/2014 13h45 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Ministro do Turismo elogia organização e destaca potencial do agroturismo capixaba

foto: Asscom/Setur
O ministro registrou vários momentos da visita nas redes sociais. os momentos
O ministro do Turismo Vinícius Lages deu um show de simpatia e disposição durante a visita que fez ao Espírito Santo na última quarta-feira (15). Ele checou cada detalhe e fez questão de ver e provar o melhor da cultura e da culinária do turismo rural e do agroturismo do Estado.

Assim que desembarcou no aeroporto de Vitória, Vinícius Lages seguiu direto para o Palácio Anchieta, no Centro da Capital. Após uma rápida reunião com o governador Renato Casagrande, que ofereceu um almoço com o nosso principal prato típico: a moqueca capixaba, ele foi para Domingos Martins.

Na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, o ministro conheceu as instalações e o funcionamento da Casa do Turista da Região das Montanhas Capixabas - a primeira do Estado, e o Fjorland Cavalgada Ecológica, onde conheceu os cavalos da raça norueguesa Fjord (únicos no Brasil) e o café orgânico Heimen, produzido no local.

Em Venda Nova do Imigrante, Vinícius Lages visitou o Sítio Lourenção, pioneira na produção do socol (embutido de carne de porco que acaba de conseguir a Indicação Geográfica-IG); o Sítio Busato, com produção de queijos e cachaças artesanais; e a Fazenda Carnielli, pioneira no Agroturismo no Espírito Santo.

foto: Asscom/Setur
Participando do mini tombo da polenta, em Venda Nova do Imigrante.
No início da noite, a comitiva ministerial participou da Noite Cultural Vendanovense, como parte da programação da 36ª Festa da Polenta,  que contou com cantarola, moretina e cortejo com mini-tombo da polenta, no Paiol do Nonno e Casa da Nonna, no Polentão, em Venda Nova do Imigrante.

Seminário

E para encerrar a noite, Vinícius Lages fez a abertura comemorativa do Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo, em um jantar no Hotel Aroso, em Pedra Azul. Numa bela apresentação, o coral São José, de Marechal Floriano, deu as boas-vindas ao ministro.

A secretária de Estado do Turismo, Diomedes Berger, agradeceu a presença de Lages e destacou a evolução do turismo capixaba, que após investimentos inéditos por parte do Governo do Estado, vem merecendo destaques sucesssivos: recebeu duas seleções internacionais durante a Copa 2014, foi tema no Globo Repórter, e escolhida como cenário de filmes e de uma novela Global, entre outros.

"Estou emocionada por participar deste momento único na história do turismo do Espírito Santo. É muito importante a presença do senhor na Região das Montanhas Capixabas. Essa foi a primeira que um ministro do Turismo visitou a capital nacional do agroturismo", comemorou Diomedes.

Durante o seu pronunciamento, o ministro falou sobre as perspectivas do turismo no Brasil pós-Copa e os desafios de colocar o produto turístico nacional nas prateleiras das operadoras e agências de viagens locais e internacionais. Ele também fez questão de deixar claro o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no agroturismo capixaba.

"Precisamos ter novos produtos turísticos para oferecer e fazer com que eles sejam conhecidos pelos brasileiros e estrangeiros. O Espírito Santo tem um enorme potencial a ser explorado, tanto na área de turismo rural como no turismo de eventos, e em breve também no turismo religioso com a beatificação do Padre Anchieta", fnalizou Vinicius Lages.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br