15/07/2011 14h01 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Ministro do Turismo promete apoio para a realização do Expotur 2011


O segundo dia do 6º Salão Nacional de Turismo já começou com boas notícias para o Espírito Santo. Pela manhã, o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado do Turismo (Setur) Alexandre Passos e o secretário da Semtur-Vitóira, Antônio Bispo, se reuniram com o ministro Pedro Novais para apresentar o projeto e pedir apoio para a realização do Expotur 2011 e receberam um sinal positivo do Ministério do Turismo (MTur).

O ministro disse elogiou a iniciativa do Estado em realizar um evento que, a exemplo do Salão Nacional segue uma das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil e é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos. O Expotur 2011 - 7º Salão de Turismo e 2º Salão de Artesanato do Espírito Santo - será realizado de 23 a 25 de setembro na Praça do Papa, em Vitória. A perspectiva é receber 13 mil pessoas e o fechamento de R$ 11 milhões em negócios turísticos durante os três dias de feira.

Em seguida, o vice-governador e o secretário de Turismo foram para a sede da Editora Abril, onde se encontraram com a superintendente de Comunicação Social (Secom), Sandra Cola. Eles foram recepcionados por diretores da área comercial e pela editora-chefe Gabriela Erbetta e pelo redator chefe e responsável pelo redator-chefe do suplemento, Paulo Vieira. Em seguida, foi oferecido um almoço, quando os representantes do Governo do Estado e assessores puderam falar sobre as potencialidades turísticas, os eventos e belezas do Espírito Santo, visando a divulgação nas publicações do grupo.

À tarde, o vice-governador voltou para o Espírito Santo e o secretário Alexandre Passos cumpriu agenda cheia no Salão do Turismo, O evento segue até domingo (17) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Salão
Nesta 6ª edição do Salão do Turismo, o Espírito Santo destaca novidades na atuação em alguns segmentos, como o turismo religioso, o turismo náutico e o turismo LGBT. Cerca de 150 pessoas, entre autoridades, representantes das regiões e municípios, artesãos, integrantes de grupos folclóricos e culturais e prestadores de serviços do setor, participarão das atividades e dos trabalhos do 6º Salão do Turismo, que vai até o 17 de julho, de 14 às 21 horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.  O objetivo é promover e divulgar as potencialidades turísticas do Estado em todos os seus aspectos.

Estande institucional
O Espírito Santo participa da Feira de Roteiros Turísticos, com um estande institucional instalado numa área de 1300 m², dividido com os demais estados da macrorregião (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), com o tema Mercado Sudeste.

 No estando, há um balcão para cada uma das oito Rotas Turísticas: do Sol e da Moqueca; do Mar e Montanhas; do Verde e das Águas; Caminhos do Imigrante; da Costa e da Imigração; do Caparaó; dos Vales e do Café; e Rota Imperial.

Comercialização
Na área de comercialização, o Estado participa com um estande de 100 m², onde 20 empresas privadas participantes da Caravana Promocional, realizada pela Setur em parceria com o Sebrae, representando os segmentos que integram o setor (meios de hospedagem, agências de viagens , operadoras de turismo e circuitos turísticos).

Vitrine Brasil
Na Vitrine Brasil estão sendo apresentados os produtos do artesanato, agroturismo, manifestações culturais e gastronomia do ES, além do espaço Saber Fazer, onde os artesãos mostram e ensinam suas habilidades manuais.

Artesanato - A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Seastdh) fez a seleção dos artesanatos que estão sendo comercializados, produzidos com madeira; argila; fibra de taboa; escama peixe e conchas; papel machê; fios e tecidos; bagaço de cana; e resíduos de couro.

Produtos da agricultura familiar - Espaço onde a Agrotures, selecionada pelos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário apresenta seus produtos.

 Espaço Saber Fazer - O mestre Domingos Teixeira Marques, da Serra, executa seus trabalhos e ensinará o seu ofício de produzir arte em madeira, com destaque para a casaca.

Manifestações Artísticas - Os grupos selecionados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que se apresentação durante o Salão são: a Folia de Reis - 3 Reis do Oriente, de Muqui, e a Banda de Congo de Taquaruçu, de Cariacica.
Rodada de Negócios - O Espírito Santo participa de duas mesas no encontro de negócios, fomentando a comercialização de dois segmentos turísticos: o turismo náutico e turismo LGBT, através de um comissão formada entre a Setur, Sebrae-ES e representantes do setor privado.

Serviço:

6º Salão Turismo - Roteiros do Brasil
Data: Até 17 de julho (domingo).
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo.
Horário de Funcionamento: quarta a sexta-feira - 14 às 22 horas; Sábado - 10 às 22 horas; domingo - 10 às 20 horas.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard