01/08/2013 12h57 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Mostra de Cultura e Agroturismo em João Neiva é atração do fim de semana

foto: Prefeitura de João Neiva
O Roteiro Turístico Cultural Demétrio Ribeiro movimenta os segmentos histórico-cultural e de agroturismo na região.

Para quem curte um ambiente que valoriza a cultura e a história com a simplicidade do interior, a dica é participar da VII Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - Itália Mia que será realizada neste sábado (03) e domingo (04), em João Neiva.

Com o tema Nostra Gente, a festa será realizada na Vila Histórica de Demétrio Ribeiro e inclui desde comidas típicas italianas, apresentações de moda de viola e até de música clássica, exposição de artesanato e espaços para visitação e comercialização de produtos da agroindústria.

Desde sua primeira edição, a Mostra vem conquistando um público fiel, especialmente aqueles que fazem questão de juntar os antigos amigos para relembrar as prosas mais diversas, sem deixar de prestigiar um pouco da cultura e música regionais. Além de resgatar a tradição e cultura do município, é uma grande casa de câmbio verbal, onde se trocam histórias de vida que valem ouro em qualquer época.

Roteiro Turístico

Lançado em agosto do ano passado, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Roteiro Turístico Cultural Demétrio Ribeiro movimenta os segmentos histórico-cultural e de agroturismo na região.

Segundo informações da Prefeitura de João Neiva existem mais de 50 casarões no interior do município, sendo que 18 deles estão concentrados na localidade Demétrio Ribeiro e seu entorno.

foto: Divulgação
A cidade fica toda enfeitada para receber os turistas.
Demétrio Ribeiro é o berço da colonização do município. Muitos prédios antigos ainda estão de pé, totalmente preservados. Um dos casarões mais antigos foi construído em 1891 e pertencia à família Faustini. O Imóvel já funcionou como farmácia, hospital e drogaria. No local também foi instalada a primeira fábrica de cerveja do Estado.

Além deste, outros sete imóveis do mesmo período se destacam como a principal atração turística do lugar. Também chamam a atenção dos visitantes a igreja católica de Santo Antônio, o coreto e a casa canônica. Esta última possui em sua fachada a data da construção - 1900 - em alto relevo.

Demétrio Ribeiro

Demétrio Ribeiro é um singelo vilarejo encravado entre as montanhas do município de João Neiva. Fundado no final dos anos 1800, como núcleo de atração de imigrantes, os italianos que ele ali se instalaram dedicaram-se à monocultura do café, ao comércio e à agricultura de subsistência.
O povoado teve grande desenvolvimento no último quartel do século XIX, chegando a ter telefone, luz elétrica, fábrica de cerveja e ser notícia na revista Vida Capixaba. Em 1905, porém, o traçado da Estrada de Ferro Vitória a Minas não contemplou o vilarejo que ficou esquecido entre as montanhas.
Hoje, mais de um século depois, com sua bela Igreja e seu casario quase intacto, Demétrio Ribeiro continua a desafiar o tempo, cercado de muito verde, de gente laboriosa e hospitaleira e de riachos de águas límpidas que correm entre pedras seculares.

Serviço:
VII Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - Itália Mia
Dias 03 e 04 de agosto de 2013 - João Neiva.

Sábado (03)
18h - Abertura dos espaços para visitação e comercialização de produtos;
19h - Apresentação do Grupo Folia de Reis Nossa Senhora da Penha de Alto Cachoeirinha;
20h - Apresentação do Coral Bem Viver do Instituto Preservarte;
20h30 - Apresentação do Grupo Di Ballo Nova Trento;
21h40 - Show Pirotécnico;
22h - Show Italiano com Mirano Schuler;
00h - Gilmar Azevedo e Convidados;

Domingo (04)
10h - Celebração na Igreja de Santo Antônio;
11h - Apresentação do Coral Italiano Nona Saína;
12h - Apresentação da Banda de Música Guilherme Batista;
13h - Apresentação dos Italianinhos Mirins;
13h30 - Desfile "Ragazza Nostra Gente"
15h - Moda de Viola com Junior Ávila e Banda.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br