24/07/2012 08h57 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Música clássica atrai turistas a Domingos Martins

foto: Romero Mendonça/Secom
Cerimônia solene de abertura do festival.

O primeiro dia do XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, na noite desta sexta-feira (19) foi uma grande festa. Com o tema "Do prelúdio ao Baião", o evento atrai turistas do Estado, de outras regiões do Brasil e de outros países, apaixonados pela música clássica, erudita e a popular brasileira.

A cerimônia que marcou o início do evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, dos secretários de Estado do Turismo Alexandre Passos, de Cultura Maurício Silva, e do prefeito de Domingos Martins Wanzete Krüger, do diretor-presidente da Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" Edilson Barbosa, do diretor artístico do festival, o maestro Helder Trefzger, e representantes do Sebrae-ES, Instituto Sincades, Banestes, entre outros. O evento segue até o próximo domingo (29)

Em seu discurso, o governador Casagrande fez questão de ressaltar que desde o ano passado o Governo do Espírito Santo tem se esforçado para resgatar o caráter do festival como evento voltado para o turismo e a cultura por meio da música clássica e popular. "Esse é o evento mais charmoso do Espírito Santo, voltado exclusivamente para quem gosta de música e de cultura. Um evento para se curtir de forma ordeira, organizada, com muita paz. Este é o espírito do Festival de Inverno: disseminar a paz e a harmonia entre as pessoas por meio da música e da cultura", pontuou o governador.

Renato Casagrande também destacou a opção do Governo em fazer do evento um dos carros-chefes para a divulgação do Espírito Santo e das Montanhas Capixabas. "O festival reúne um conjunto de atividades culturais que mostram aquilo que Domingos Martins, a região das montanhas e o Espírito Santo têm de bom para oferecer aos turistas. Creio que ele está adequado ao tamanho e à estrutura da cidade, garantindo tranquilidade e conforto aos visitantes. E é exatamente isso que queremos", afirmou.

foto: Romero Mendonça/Secom
Apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e do acordeonista Toninho Ferragutti.
Após a cerimônia, o governador prestigiou a apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro Leonardo David, com acompanhamento do acordeonista Toninho Ferragutti, que encantaram e emocionaram a plateia com músicas de Beethoven, D. Shostakovich, J. P. Monchayo, Luperce Miranda e dos homenageados do festival Debussy e Luiz Gonzaga. A noite contou ainda com o alegre e dançante show nacional de Dominguinhos, seguido da atração capixaba Banda Trilha.

Para o secretário estadual do Turismo, Alexandre Passos é importante deixar claro todo o empenho do Governo do Estado para que o resultado seja um sucesso. "Esse é o segundo ano que retomamos o formato original do evento. Para manter o nível, como fizemos em 2011, já vamos começar a organizar o próximo que, com certeza, será ainda melhor em 2012", concluiu.

O Festival

O XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins  é considerado o maior evento de música clássica e popular do Espírito Santo e um dos mais importantes do País.

A programação da 19ª edição do evento terá várias novidades: além de shows com músicos consagrados, está sendo realizada a Feira Capixaba do Livro que começou neste sábado (21) e segue até a próxima quarta-feira (25).

No ano passado, o Festival recebeu cerca de 20 mil turistas, entre alunos, profissionais de música, e outros visitantes apreciadores da música erudita e popular. Para 2012 serão 987 músicos envolvidos, 55 atrações, 75 horas de apresentação musical, 10 dias de evento, 650 vagas nas oficinas, sendo 370 bolsas.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tel.: (27) 3636-8006 / imprensa@turismo.es.gov.br
Tania Mariano - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br www.descubraoespiritosanto.es.gov.br