02/04/2012 09h55 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Nova Venécia realiza diversas ações na área de turismo em março

O mês de março foi intenso para o setor de turismo em Nova Venécia. Com grande atuação nos eventos e movimentos da área, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou várias ações em prol do crescimento coletivo da cultura e turismo na cidade.

A movimentação começou no dia 6, com uma reunião entre as Associações de Moradores, que aconteceu no Centro Cultural Casarão. O assunto em pauta foi a Formação dos Grupos Juninos que participarão  do 2º Campeonato Municipal e do 1º Campeonato Regional de Quadrilhas, que aconteceram no 8º Arraia Di Venezia nos dias 21,22 e 23.

No dia 7, uma outra reunião juntou os proprietários de bares, restaurantes e similares e teve como objetivo discutir a criação de uma regional do SindBares em Nova Venécia.

O dia 8 foi marcado pela palestra sobre Turismo Rural Sustentável, Propriedade Lucrativa. O objetivo foi o de promover o desenvolvimento do Turismo com foco na área rural, já que Nova Venécia vem desenvolvendo ações voltadas aos segmentos que retratam esta realidade.

No dia 12, Vila Pavão sediou o encontro entre Prefeitos e Gestores do Turismo da Região Pedra, Pão e Mel, que contou com a presença do Secretario de Turismo do Estado, Alexandre Passos. A intenção era discutir um plano de Ação para Desenvolvimento regional que envolve os Munícipios de Nova Venécia, São Gabriel, Vila Valério, Vila Pavão, Ecoporanga, Barra de São Francisco e Água doce do Norte.

Nos dias 16, 17 e 18 aconteceu o Curso de Turismo Rural, com conceito e pontos vitais para a manutenção do desenvolvimento sustentável, o que motiva o turismo rural, tipos de serviços, impacto do turismo no meio rural, produto turístico, tipo de clientes e suas necessidades, acolhida na propriedade rural, restaurante e pousada no meio rural, trilhas, caminhadas e o mercado turístico e em área rural.

No dia 17, aconteceu o lançamento do Projeto Comunidade Cultural , que aconteceu  junto com a 1º festa do MPA na comunidade de São João do Bosco. Com o objetivo de incrementar a produção de Plantas Ornamentais em diferentes Níveis Tecnológicos, segundo a espécie e os objetivos da produção, para comercialização, no dia 23 foi realizado o curso de Cultivo de Plantas Ornamentais, no Sitio Paraíso das Plantas, de Maurílio Bravim.

Para fechar o mês com chave de ouro, no dia 22, foi realizado o Café com Arte, com a conclusão do Projeto ArtBoa, às 9 horas, no Centro Cultural Casarão.

Prefeitura de Nova Venécia