Perguntas Frequentes

O que são as regiões turísticas?
Com tantos atrativos, o Espírito Santo adotou a criação de regiões turísticas, que agregam municípios por suas características comuns. Para atender ao público interessado em visitar essas regiões, o Estado tem trabalhado o turismo de forma profissional, realizando investimentos significativos para melhorar sua infraestrutura. A ampliação do setor terciário é bastante expressiva. A expansão da rede hoteleira, dos espaços destinados a eventos e do número de restaurantes ratificam essa política de gestão do turismo capixaba.
Quais são as regiões turísticas do Espírito Santo?
Região Metropolitana;
Região das Montanhas Capixabas;
Região Doce Terra Morena;
Região Doce Pontões Capixabas;
Região do Verde e das Águas;
Região dos Vales e do Café;
Região da Costa e da Imigração;
Região das Pedras, Pão e Mel;
Região do Caparaó;
Região dos Imigrantes.
Quais os principais segmentos turísticos desenvolvidos no Espírito Santo?
Sol e praia, agroturismo; turismo de aventura e ecoturismo; turismo religioso; turismo histórico; turismo náutico; turismo de negócios e eventos; turismo gastronômico, entre outros.
O que é o Conselho Estadual de Turismo?
O Conselho Estadual de Turismo (Contures) é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.
O que é o CADASTUR e qual seu objetivo?
É um Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Ele visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços deste setor.
O cadastro é obrigatório? É valido por quanto tempo?
Conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro, que é válido por 2 anos, tornou-se obrigatório aos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:
  • Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café)
  • Agências de Turismo
  • Transportadoras Turísticas
  • Organizadoras de Eventos
  •  Parques Temáticos
  •  Acampamentos Turísticos
  •  Guias de Turismo
Como se cadastrar no CADASTUR?
O cadastro é gratuito e pode ser efetuado através do site http://www.cadastur.turismo.gov.br/ ou na sede da Secrestaria de Turismo do Espírito Santo (Rua Hignácio Hygino, nº 1050, 9º andar - Torre Leste / Centro Empresarial Praia da Costa, Praia da Costa, Vila Velha/ES. CEP: 29050-410). O requerente deve apresentar a documentação exigida e aguardar a homologação do Ministério do Turismo.
Quais as vantagens de se cadastrar no CADASTUR?
O cadastro proporciona muitas oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento, maior visibilidade para sua empresa, e oportunidades de negócios e acesso a novos mercados, oferecidos por meio de projetos e programas do Ministério do Turismo e seus parceiros. 
Tópicos:
perguntas, setur
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard