24/08/2012 12h37 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Pré-lançamento Circuito Turístico Sabores Terra Morena acontece nesta quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira (23), às 19 horas, será realizado no Lions Clube de Pinheiros o pré-lançamento do Circuito Turístico Sabores Terra Morena. A promoção deste novo circuito, que promete movimentar o turismo rural da região, é uma ação da Prefeitura Municipal de Pinheiros através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sebrae-ES e Sicoob e tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) na divulgação.

A cerimônia contará com a presença de técnicos das gerências de Marketing e Gestão do Turismo da Setur. Em seguida haverá degustação de produtos oferecidos pelos empreendimentos participantes, exposição e venda de artesanato, mudas de plantas, doces, compotas, salgados e cachaça e uma apresentação cultural com o Grupo Chapéu de Palha, com o tradicional forró pé-de-serra.

O Circuito Turístico Sabores Terra Morena é composto por nove empreendimentos que funcionam em atendimento comercial e outros por agendamento. O atendimento dos grupos é feito por meio de um roteiro com hospedagem, alimentação, passeios e lazer.

O Circuito
Os empreendimentos participantes do circuito oferecem a seus visitantes inúmeros atrativos. A boa gastronomia do local é o ponto forte para os que desejarem provar e comprar as delícias produzidas na zona rural de Pinheiros. Salgados, doces, café da roça, galinha caipira, feijoada, dobradinha são as opções.

O Circuito Sabores Terra Morena também inclui artesanato, cachaça, fazendinha com animais de pequeno e grande porte, bois adestrados, brinquedos, passeios a cavalo e charrete, hospedagens, Reserva Biológica Córrego do Veado, constituída por remanescente da mata atlântica.

Os empreendimentos participantes do circuito são: Quitanda Dona Carmem, Fazendinha dos Tesouros, Cachaça Santa Clara, Recanto da Angelina, Escola Família Agrícola de Pinheiros, Sayonara Hotel, Mirante dos Tropeiros, Cida Atheliarte e Espaço Recriar.

Doce Terra Morena
As belezas naturais, a culinária e a hospitalidade da Doce Terra Morena, possibilitaram aos municípios de Pinheiros, Montanha, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário serem premiados no 7º Salão de Turismo e 2º Salão do Artesanato do Espírito Santo (Expotur), realizados entre 23 e 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória. O evento é uma oportunidade de divulgar as potencialidades turísticas dos municípios e de apresentar aos capixabas as variadas rotas turísticas.

Pinheiros foi destaque entre as cidades da região ao ser o único município com estande representando a agricultura familiar com o Grupo de Turismo Rural de Pinheiros, que já vem articulando desde 2010 e desvendando riquezas antes escondidas e desenvolvendo ações, com objetivo de trazer renda para as famílias e dinamizar a cultura e economia do município.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br