28/05/2012 09h14 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Premiação dos Casos de Sucesso é destaque no 7º Encontro de Prefeitos

O 7º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo, realizado na tarde desta sexta-feira (25), no Palácio do Café, em Vitória, foi marcado pela palestra "Cidades Criativas", ministrada pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão.

A convidada esclareceu o conceito de Economia Criativa para os participantes: "Trata-se da economia do simbólico. Envolve a moda, o design, o artesanato, a arquitetura, a música, o teatro, a dança, a pintura, a fotografia, as festas e as manifestações".

Claudia Leitão mostrou que este novo conceito de economia traz inúmeros benefícios, como a geração de trabalho, emprego e renda, promovendo a inclusão social e incentivando a diversidade cultural.

O Encontro de Prefeitos também foi marcado pela cerimônia de entrega da premiação dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Este ano a seleção dos Casos de Sucesso contou com o registro recorde de 21 inscrições. Os vencedores foram premiados com o Troféu Destaque Regional do Espírito Santo.

No quesito Gestão Turística de Destino o primeiro lugar foi para o município de Vitória, o segundo foi para Cariacica e o terceiro lugar foi para Domingos Martins e Guarapari. No quesito Planejamento e Gestão do Turismo Regional o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau conquistou a primeira colocação, seguido pelo Consórcio do Caparaó.

Na categoria Roteiro Turístico, o projeto Visitar de Vitória ficou em primeiro lugar, seguido pelo Circuito do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante em segundo, e pelo Circuito Vale do Verde de Marechal Floriano em terceiro.

No quesito Site Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o primeiro lugar ficou com a Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), e no segundo lugar houve empate entre o Montanhas Capixabas Convetion & Visitors Bureau e os Caminhos da Roça de Afonso Cláudio. O terceiro lugar foi para a Associação de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur).

Por fim, no item Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o município de Vitória conquistou a primeira colocação, seguido por um empate triplo entre Guarapari, Anchieta e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. O terceiro lugar da premiação foi para o Projeto Educacional Turismo Escolar (Projetur).

Após o encerramento do evento, os participantes do encontro se dirigiram à tenda armada na Praça do Papa para participar da solenidade de abertura oficial da Expotur 2012.

O horário de visitação do Expotur será das 12 horas às 22 horas no sábado e de 12 horas às 20 horas no domingo, com entrada gratuita.

A maior feira de Turismo do Estado tem se consolidado como uma referência na divulgação dos destinos turísticos do Espírito Santo. O evento é uma realização da Abav-ES, com o apoio master do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Tania Mariano (Coordenadora) -  imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Luma Poletti - luma.dutra@turismo.es.gov.br