28/08/2012 12h57 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Proedes contempla projetos e ações do turismo

O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes) lançado na última sexta-feira (24) pelo Governo do Estado com objetivo de fortalecer a política de desenvolvimento e equilíbrio fiscal, conta com projetos e ações importantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Tomando por base dois dos três principais pilares do plano, melhoria da logística e incentivos ao desenvolvimento, os projetos de infraestrutura turística são importantes iniciativas para a manutenção da eficiência e competitividade do Estado.

Nessa linha, o primeiro destaque é o Centro de Eventos de Vitória. O novo espaço multiuso com 100 mil metros quadrados de área e capacidade para 15 mil pessoas é fruto de uma parceria entre a Setur, a Prefeitura de Vitória e a Infraero, e trará ao Estado a oportunidade de receber eventos de grande porte, movimentando a economia, gerando emprego e renda.

O projeto executivo já foi apresentado ao governador Renato Casagrande e prevê também a construção de duas torres de hotéis, uma delas já licitada, restaurante para mil pessoas, sala de conferência para 1,2 mil pessoas e um Centro de Atendimento aos Visitantes.

A segunda ação de destaque e com influência direta no turismo é a implantação de aeroportos regionais. Fruto de parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), os terminais estarão preparados para receber cargas e turistas.

O edital para adequação do aeroporto regional de Linhares já está assinado e o projeto prevê a criação de outros similares em Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios de Guarapari, Baixo Guandu, Colatina, São Mateus, Barra de São Francisco e a Região Serrana também têm possibilidade de receber aeroportos locais com pistas menores.

"O turismo tem muito a contribuir para a continuidade do desenvolvimento do Espírito Santo. O Governo do Estado reconhece essa importância e tem dado todo apoio aos projetos e programas da Secretaria, investindo em vários programas e projetos no setor, o que pode fazer com que o Espírito Santo figure entre os  destinos mais competitivos e procurados do país", avalia o secretário Alexandre Passos.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br