07/06/2011 07h51 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Região de Montanhas é foco de debate da Setur em Venda Nova

Uma das áreas estratégicas para o turismo do Espírito Santo, a Região das Montanhas Capixabas foi o foco do debate realizado nesta sexta-feira (03) pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em Venda Nova do Imigrante. Além de Venda Nova, a região é formada pelos municípios de Marechal Floriano, Domingos Martins, Vargem Alta, Castelo, Conceição do Castelo, Afonso Claudio, Brejetuba e Laranja da Terra.

Participaram da reunião com o secretário de Turismo, Alexandre Passos, a subsecretária Flavia Cysne, e equipe técnica da Setur, a deputada estadual Luzia Toledo; o prefeito, Dalton Perim, e o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Antonio Fernando Altoé; o presidente da Agrotures Leandro Carnielli; todos os secretários municipais de Turismo; além de representantes da Associação Turística da Pedra Azul (ATPA) e da Instância de Governança Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau.

No evento foi feita uma apresentação sobre balonismo, uma prática que está começando a ser desenvolvida na região, visando incrementar o turismo de aventura nas montanhas capixabas. Os presentes manifestaram uma grande vontade: a união do governo estadual, municípios e empresários do setor para desenvolvimento de ações que fortaleçam e qualifiquem o turismo e divulguem as montanhas capixabas.

Entre as demandas apresentadas estão a sinalização turística e a ampliação do sistema de telefonia e internet. Outra grande preocupação é com a sustentabilidade e a necessidade de ações para a valorização dos agricultores e do agroturismo na região.

A realização da Festa da Polenta mereceu destaque na reunião, com apresentação de várias propostas e ações para melhorar e ampliar o evento. Também foi anunciada a posse do Conselho de Turismo de Domingos Martins, que será realizada na próxima terça-feira (07).

Após a reunião, o secretário Alexandre Passos fez a entrega oficial de dois carros à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Venda Nova do Imigrante. Os carros são fruto de um convênio entre a Setur e a Prefeitura do município.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano