18/06/2012 11h52 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Rio+20: Setur apresenta roteiro integrado do Caparaó ES-MG

Um roteiro turístico que fala bem de perto para a ideia de trabalho conjunto e sustentável. Assim é a Rota do Caparaó, integração entre Espírito Santo e Minas Gerais e que tem como atração principal o parque nacional do Caparaó, foi tema de apresentação no I Colóquio  de Turismo e Sustentabilidade Perspectivas do Brasil e Casos de Sucesso, dentro da Conferência da ONU na Rio+20.

A nova rota está sendo estruturada para se tornar um atrativo turístico nacional e internacional e é adequada para os adeptos do turismo de aventura e natureza. Faz parte das ações do Programa Integrado da Região Sudeste - uma parceria dos Governos do Espírito Santo e Minas Gerais e do Sebrae.

Durante o evento, a subsecretária de Estado de Turismo do ES, Diomedes Berger,  afirmou que a Rota do Caparaó está sendo trabalhada com foco utilização sustentável dos recursos naturais e patrimoniais e, também, na inserção das comunidades na produção turística.

A secretária adjunta de Minas Gerais apresentou números de uma pesquisa realizada este ano pelo Sebrae Minas na região da Rota do Caparaó com turistas e agentes de viagem.  O resultado mostra que o principal motivo da viagem é a natureza exuberante e infraestrutura da região.  E ainda, 45% dos entrevistados mencionaram o Sudeste como a melhor região para viagens de natureza. A média de gasto é de R$ 582,00, com permanência média de 3,9 dias. A satisfação com a viagem é de 8,9 em 10 pontos.

Sobre a importância da relação turismo e meio ambiente, foram destacadas as cinco dimensões do turismo sustentável: econômica, social, ambiental, empresarial e de negócios e integração. "A atividade turística incentiva a preservação cultural, do patrimônio material e imaterial e dos valores e expressões de nossa cultura. A política de implantação de parques, como o do Caparaó, preserva nossas matas, e toda a sua biodiversidade e beleza que são os diferenciais de uma região ou destino turístico", completou.

Situado na divisa do Espiríto Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó tem paisagens inesquecíveis como o nascer do sol visto do Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil, e o único com acesso. A altitude é de 2.890 metros.  Em 2011, o Parque do Caparaó  recebeu 48 mil turistas.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br