20/06/2012 13h18 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Rio+20: Setur participa de agenda sobre Inovação Verde no Turismo

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos participou nesta terça-feira (19) da agenda "Inovação Verde no Turismo", evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro foi coordenado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Programa das Nações Unidas Para Meio Ambiente (UNEP), com o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e da Confederação Nacional do Comércio e Turismo (CNC/SESC-SENAC).

No evento foram discutidos temas sobre a participação do turismo nas políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental. A agenda promoveu um panorama do conceito de inovação verde, os principais obstáculos dos setores público e privado e o intercâmbio de práticas para a proteção dos ecossistemas naturais do mundo.

Participaram da mesa de abertura do evento, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, juntamente com o secretário executivo do ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla, e o presidente do CNC, Antônio Oliveira Santos.

Governo ES

O secretário Alexandre Passos também visitou o estande de 50 metros quadrados que o Governo do Estado instalou no Parque dos Atletas. No local há um balcão da Setur, onde são fornecidas informações sobre o turismo no Espírito Santo e divulgadas as ações voltadas para a sustentabilidade. Os participantes da Rio+20 ainda podem assistir ao vídeo institucional da Secretaria nas versões inglês/espanhol/português, e receber material impresso bilíngue diferenciado - um mapa turístico e uma revista - produzidos especialmente para o evento.

Entre essas ações da Setur que estão sendo apresentadas na Conferência, estão os programas e projetos voltados para o desenvolvimento do ecoturismo, turismo de aventura e do agroturismo no Espírito Santo. Na última sexta-feira (15), a Setur participou do painel Potencialidades Regionais Brasileiras do Turismo Sustentável, durante o I Colóquio sobre Turismo e Sustentabilidade - Turismo no âmbito da Economia Verde, promovido pelo Fórum Nacional dos Secretários de Estado e Dirigentes Estaduais de Turismo - Fornatur.

Na ocasião, a subsecretária Diomedes Berger apresentou o projeto de roteiro integrado do Caparaó, envolvendo o Espírito Santo e Minas Gerais. A nova rota está sendo estruturada para se tornar um atrativo turístico nacional e internacional, adequada para os adeptos do turismo de aventura e natureza.

A Rota do Caparaó está sendo trabalhada com foco na utilização sustentável dos recursos naturais e patrimoniais e, também, na inserção das comunidades na produção turística. O projeto faz parte das ações do Programa Integrado da Região Sudeste - uma parceria dos Governos do Espírito Santo e Minas Gerais e do Sebrae.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br