18/12/2012 14h08 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Roteiro gastronômico é a dica da Setur para os feriados de final de ano

foto: Setur-ES
A moqueca capixaba é um ícone da gastronomia e da cultura do Espírito Santo


O feriado de Natal está próximo e nada melhor do que realizar um belo passeio pelo Espírito Santo e, de quebra, degustar a deliciosa gastronomia do Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) elaborou um roteiro que promete aguçar o apetite de capixabas e turistas.

É sempre bom lembrar que nesta época do ano a procura por bares e restaurantes é grande e, portanto, é recomendável entrar em contato com os estabelecimentos existentes no roteiro escolhido e fazer reservas, antes de pegar a estrada

Vitória - A ilha de Vitória oferece ótimos restaurantes, alguns com uma bela vista da baía. A sugestão da Setur são os excelentes restaurantes da Praia do Canto (Triângulo das Bermudas), da Enseada do Suá (Hortomercado e Praça do Papa) e da Ilha das Caieiras. Nesses locais é possível encontrar uma grande variedade de pratos, com destaque para os típicos capixabas e outros à base de frutos do mar e de bacalhau, além de massas saborosas.

Vila Velha - Na região que fica entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, além de belas praias, como a bucólica Praia do Ribeiro, há ótimos restaurantes. Na Barra do Jucu, uma ótima pedida é escolher uma das várias opções de pratos à base de frutos do mar nos bares e restaurantes locais.

Serra - O balneário de Manguinhos é um recanto bucólico que tem como atração local a culinária, e é lá onde estão os melhores restaurantes da orla serrana. Excelentes pratos e uma certa tranquilidade são garantias do lugar.
Cariacica - Situado na região rural do município, o Parque do Moxuara conta com excelente infraestrutura, com áreas de lazer e restaurantes que servem pratos exóticos, como carne de javali.

Guarapari - Em Guarapari é possível encontrar ótimos restaurantes. Meaípe, por exemplo, já é famosa por ter uma das melhores moquecas do Estado.

Marataízes - Um pouco mais ao Sul do Estado, em Marataízes, a Lagoa do Siri é uma ótima pedida para toda a família. Depois de um mergulho na água doce da lagoa, a fome pode ser saciada em um dos ótimos restaurantes instalados no local.

foto: Prefeitura de Venda Nova
O tomo da polenta é um dos pontos altos da festa.
Domingos Martins e Pedra Azul - A região de montanhas do Espírito Santo é referência para o agroturismo. Além das delícias produzidas quase que artesanalmente, como bolos, doces, biscoitos, queijos, iogurtes, compotas e embutidos, a influência dos colonizadores alemães e italianos na gastronomia serve de excelente atrativo para a região. Há ainda restaurantes que cozinham no fogão a lenha, mantendo o clima de interior e o preparo caseiro. E para quem quiser esticar o passeio até mais tarde, vale também dar uma paradinha para degustar as ótimas opções servidas nos cafés coloniais.

 Venda Nova do Imigrante - Principal roteiro do agroturismo capixaba a cidade é sempre uma opção para degustar de delicias como o socol, polenta, biscoitos e geleias.

Aracruz - Para quem busca tranquilidade, a dica é a Praia dos Padres. O local tem vários restaurantes com boa infraestrutura, que servem pratos à base de frutos do mar.

 Linhares - No Norte, uma boa pedida é aproveitar a beleza das lagoas de Linhares e ainda comer nos restaurantes instalados no local.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard