15/07/2011 13h56 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Salão do Turismo: secretários definem ação integrada na Região Sudeste

Os secretários de Estado do Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos; do Rio de Janeiro Ronald Abraão Ázaro, de Minas Gerais Agostinho Patrus Filho, e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Sudeste (Adetur Sudeste), Alain Baldaci, decidiram em uma reunião realizada ontem no 6º Salão do Turismo que vão promover projetos turísticos e ações integradas e regionalizadas. O secretário do Estado de São Paulo Márcio França não pode comparecer à reunião.

O primeiro projeto que já está sendo elaborado e deve ser colocado em prática em breve, é o Cruzeiro Rodoviário, que conta com o apoio oficial do Ministério do Turismo. O Cruzeiro Rodoviário prevê o uso do ônibus como meio de transporte para que os turistas conheçam toda a região Sudeste.

Segundo o secretário Alexandre Passos, a idéia é que os visitantes não fiquem presos a um trajeto e possam usufruir de todos os atrativos da região, montando seus horários. "A integração dos roteiros vai permitir que paulistas, cariocas, mineiros e capixabas visitem uns aos outros", arrematou.

O Cruzeiro Rodoviário faz parte programa Visite-se, da Adetur Sudeste, que inclui ainda o Sudeste Air Pass, Chaves da Cidade e Passaporte Sudeste. Gradativamente, todos os estados que integram a região devem aderir aos projetos.

A decisão de integração dos estados segue as premissas do Macroprograma Regionalização do Turismo do MTur, que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. Segundo o programa, "a oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico".

Acompanhe todas as notícias e fique por dentro das novidades apresentadas no 6º Salão do Turismo: http://www.salao.turismo.gov.br/salao/noticias

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano