18/02/2013 08h46 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Santa Teresa debate turismo no IV Fórum Municipal nesta quinta-feira (21)

Para fortalecer e intensificar o turismo na cidade, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa realizará nesta quinta-feira (21), às 8h30min, na Casa da Cultura, o seu 4° Fórum Municipal de Turismo e Cultura. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que vai participar dos debates.

Santa Teresa, que conta com vários atrativos naturais e culturais, vai debater sobre o seu patrimônio cultural, constituído de casarios, logradouros e edificações datados de fins do século XIX que expressam o ciclo da imigração europeia do período, notadamente a italiana.

Um dos pontos a serem abordados é a qualidade no atendimento e nos meios de hospedagem, com a palestra ?Hospitalidade no Negócio Turismo?. Em seguida, serão montados os grupos temáticos de discussão: Grupo Gestor do Turismo; Patrimônio Cultural; Circuitos Turísticos; e um com tema livre.

"Em sua quarta edição, o Fórum de Santa Teresa já se consolidou como um espaço de participação de empreendedores da área de turismo, diversos segmentos culturais e da comunidade para construção de boas políticas públicas voltadas ao turismo e a cultura", afirma o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos.

Turismo

Também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante e a diversidade cultural é uma de suas marcas. Com forte influência dos imigrantes italianos, o município tem no Vale do Canaã um retrato histórico de sua colonização. Para os apreciadores de um contato mais próximo com a natureza, as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão são a melhor escolha.

Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.

Como chegar

Saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão.  Ali, atravesse a rodovia e siga à direita, por 28 Km da Serra.  Nos meses de junho a agosto pode ocorrer a incidência de cerração em alguns trechos da subida.  Essa estrada requer muita atenção e cautela.  Se a chegada for de avião, o aeroporto fica no início da BR-101 Norte.

Serviço:

IV Fórum Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa
Data: Quinta-feira (21)
Local: Casa da Cultura (Avenida Getúlio Vargas, 121, Centro).
Informações: (27) 3259-2357 / 3259-1344 - turismo@santateresa.es.gov.br

Programação:

08 horas - Café da manhã e credenciamento
08h30min - Abertura oficial.
09h - Palestra "Hospitalidade no Negócio Turismo".
11h30min - Almoço.
13 horas - Grupos temáticos de discussão:
1- Grupo Gestor do Turismo;
2- Patrimônio Cultural;
3 - Circuitos Turísticos;
4 - Tema Livre.
14h30min - Coffee Break.
15 horas - Apresentação dos resultados dos grupos temáticos.
16 horas - Encerramento.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308