21/09/2012 13h23 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

São Mateus comemora 468 anos de emancipação política com programação animada

foto: Prefeitura de São Mateus
Sitio histórico do porto de São Mateus

Segue até domingo (23) a comemoração dos 468 anos de emancipação política de São Mateus. Para marcar a data, a festa tem uma programação especial e muito diversificada, com atrações nacionais, como Luan Santana, e bandas locais, no Parque de Eventos da cidade.

Em sua 4ª edição, a Rua da Educação é uma atração à parte na festa, sendo um espaço destinado às instituições de ensino do município para a exposição das ações que promovem em seus respectivos estabelecimentos, além de atrações culturais no palco e oficinas interativas. Com 28 metros de extensão, a Rua da Educação possui 14 estandes, um palco para manifestações culturais e um espaço destinado às oficinas para a comunidade.

Nesta sexta-feira (21) está prevista uma extensa programação religiosa na cidade, entre elas a Marcha Profética, com saída do Mercado Municipal. A partir das 18 horas começam os shows com artistas locais. Mas o ponto alto do dia será a atração nacional Luan Santana, que se apresenta às 23 horas.

No sábado (22), será realizado um grande casamento comunitário. Na cerimônia, vários casais terão a oportunidade de oficializar a união matrimonial. Mais tarde, às 21 horas, a atração nacional Damares toma conta da cidade. Às 23 horas, será a vez de Gabriel Gava. Durante todo o dia a programação é cultural e também haverá apresentações de artistas locais. No domingo (23), a programação ficará por conta de uma extensa agenda esportiva.

História
Os primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544. A partir daí a cidade começou seu desenvolvimento e não parou mais. A característica principal da economia de São Mateus é a diversificação das atividades.

A agricultura e a pecuária são fortíssimas e merecem destaque especial, além disso, o comércio é referência no Norte do Estado e extremo Sul da Bahia. A vila de São Mateus passou a ser município por Ato Provincial de 03 de abril de 1848. No entanto, há comemoração nessa data, pois a celebração mais importante do município é realizada no dia 21 de setembro, quando se festeja também o inicio da colonização europeia iniciada em 1544. A cidade recebeu o nome de São Mateus por ter sido em 21 de setembro (dia do evangelista Mateus) que o padre José de Anchieta visitou a cidade.

Rota do Verde e das Águas
A natureza contida na Rota do Verde e das Águas oferece muita tranquilidade e beleza. As tradições e a culinária de cada município dão um toque especial para o passeio se tornar ainda mais agradável.  Cercado de belezas naturais, este trajeto encantador possui praias desertas, reservas ecológicas, manguezais e lagoas, tudo isso em um clima tropical. Além de São Mateus, compõem esta Rota os municípios de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Atrativos turísticos
Sítio Histórico do Porto: Conjunto arquitetônico de casarões construídos nos séculos XVII e XIX, tombado em 1976 pelo Conselho Estadual de Cultura.
Igreja Velha: Ruínas de um templo construído por índios e escravos, no Centro.
Guriri: Ilha com quase 20 km de praia, tem águas agitadas e mornas que formam piscinas naturais na maré baixa.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br