18/03/2013 14h52 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Secretário Alexandre Passos apresenta ações para o desenvolvimento do turismo no Estado na ALES

foto: ALES
O secretário Alexandre Passos apresentou os principais projetos e ações desenvolvidos pela Setur-ES.


O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, apresentou na tarde desta segunda-feira (18), para a Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado, as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para fomentar a movimentação turística no Espírito Santo.

O convite foi feito pela presidente da Comissão, a deputada Lucia Dornellas. Na ocasião, o secretário mostrou o empenho do Governo do Espírito Santo para desenvolver o turismo no Estado. Confira abaixo os projetos prioritários do governo para o setor:

Infraestrutura

- Núcleo de Estudos e Informações Turísticas - Trata-se de um centro de estudos e pesquisas e de disseminação de informações sobre a evolução da atividade turística no Estado do Espírito Santo. O Núcleo será um gerador de indicadores do Turismo do Estado do Espírito Santo.
- Projeto Economia do Turismo - convênio Setur/Fapes - Desenvolvimento do "Estudo das Potencialidades para o Desenvolvimento Social e Econômico do Turismo na Região Metropolitana". O objetivo  é levantar informações da Cadeia Produtiva do Turismo, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, capacidade de carga nesta região a fim de gerar os indicadores  do turismo.
- Implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo no Espírito Santo (Prodetur-ES) - Carta Consulta de US$ 80 milhões. Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável - Região Metropolitana (PDITS)  aprovado pelo MTur em 2012. O foco do Programa PRODETUR é o desenvolvimento socioambiental da Região Metropolitana.
- Centro de Eventos de Vitória - Projeto executivo elaborado pela empresa  Prisma Consultoria e Engenharia Ltda, entregue à Setur. A obra será contratada pelo Iopes.
- Centro de Visitantes do Projeto Tamar - Elaboração do projeto executivo do Tanque Oceânico no município de Vitória. Em um tanque com 300 mil litros de água salgada serão mantidos tubarões, tartarugas, garoupas e outros animais marinhos. A ação será realizada em parceria com o Iopes.
- Terminal de Passageiros de Cruzeiros Marítimos - O Terminal irá consolidar a cidade de Vitória e o Estado do Espírito Santo como polos de desenvolvimento do turismo náutico brasileiro. A estimativa de conclusão do projeto executivo é para agosto de 2013 e, após esta etapa, segue para fase de captação de recursos. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Setop.
- Reurbanização da Orla do Canal de Guarapari - Convênio assinado com a Caixa Econômica  Federal/Ministério do Turismo,  em 21/12/2012, na  ordem de R$ 35.190.000,00. Início das obras com a reforma e requalificação da praça Trajano Lino Gonçalves pelo Iopes. Ordem de serviço em março de 2013.
- Radium Hotel - Guarapari - Revitalização e restauro do Radium Hotel, em uma área de 10.000m², em frente a Praia da Areia Preta. A ação será desenvolvida em parceria com o Iopes.
- Intervenção Urbana na Prainha de Vila Velha - A proposta conceitual consiste na criação de uma marina pública e de um atracadouro para barcos de pesca; construção de um deck e de um mercado pesqueiro; construção de bares, restaurantes e de um Hortomercado Municipal de lojas e quiosques; Museu e áreas de lazer. A ação será realizada em parceria com o Iopes.
- Projeto de Sinalização de Orientação Turística para Usuários de Veículos - O propósito é identificar os acessos aos atrativos turísticos e as dez regiões turísticas do Estado, bem como os principais portões de acesso ao Espírito Santo. Entrega de todos os Projetos Executivos das dez regiões turísticas, até junho de 2013. A ação será realizada em parceria com o DER-ES.

Qualificação profissional


- Programa Qualifica ES Turismo - Contrato firmado com Serviço Nacional Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac/ES), que tem por objetivo qualificar os profissionais que atuam nos equipamentos turísticos dos municípios que compõe as Regiões Turísticas do Espírito Santo. São cursos de Garçom, Camareira, Guia de Turismo, Agente de Viagem, Recepcionista de Hotéis e Pousadas, Taxistas e profissionais que atuam no setor de bares e restaurantes. No total serão 227 turmas, beneficiando 5.485 pessoas (sendo 2.323 qualificados de julho a dezembro de 2012 e 3.162 de abril a dezembro de 2013). Abrange 9 Regiões turísticas, com  38 municípios atendidos.
- Palestras de Qualidade no Atendimento ao Turista - Foram realizadas palestras para 2.920 policiais militares que atuaram na temporada de verão 2012/2013. As palestras foram ministradas em Guarapari, São Mateus, Anchieta e São Mateus.
- Qualificação no Programa Estado - Em 2012 o Programa Qualifica ES Turismo realizou oito cursos, atendendo a 189 participantes. Em 2013 deve realizar 17 cursos, atendendo um total de 409 participantes.
- Programa Viaja ES Jovem - Fruto de um convênio da Setur com a Abav-ES, o programa tem por objetivo promover viagens educativas para os alunos da rede pública estadual conhecerem o Espírito Santo, atingindo 36 escolas, beneficiando um total de 3.680 alunos. Em 2012 foram 29 escolas participantes e 2.320 alunos beneficiados. Em 2013 serão 17 escolas e 1.360 alunos participantes.
- Programa Aventura Segura - Convênio Setur x Abeta - Qualificar e certificar no Sistema de Gestão da Segurança 12 empresas de diversos municípios do Estado que atuam no segmento do Turismo de Aventura. Empresas participantes: Conexão Radical; Rio da Montanha; Fjordland - Cavalgada Ecológica; Serra do Caparaó Ecoturismo; Sítio Arcobaleno - Selva Sassiri; Planeta Vertical; Pedra Azul Adventure Park; Jefinho Expedições; Active Eventos; Hipoxia; Fora do Ar; Climb Aventuras.

Marketing e divulgação

- Produtos âncoras para o mercado nacional: Rota do Sol e da Moqueca, Rota do Verde e das Águas e Rota do Mar e das Montanhas.
- Produtos âncoras para o mercado regional: todas as Rotas e Circuitos Turísticos.
- Mercados Prioritários: São Paulo  e interior, Rio de Janeiro e Interior (Norte do estado), Minas Gerais (Belo Horizonte e interior), Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo.
- Outros mercados - foco secundário (capitais): Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
- Plano de Marketing e Política de Comercialização - Implementação das ações do Plano de Marketing e Comunicação do Turismo do Espírito Santo.
- Imagem do Turismo Capixaba - Café com Turismo - relacionamento com formadores de opinião de veículos de comunicação estadual e nacional
- "Espírito Santo é seu roteiro"- Capacitação de Agentes de viagens. Ampliar o processo de capacitação de agentes de viagem junto com operadoras de turismo nos mercados alvos, sobre o destino Espírito Santo: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.
- Blitz nas principais Agências de Viagens - Mercados prioritários  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, visando divulgar o destino Espírito Santo.
- Famtour - Proporcionar a vivencia do produto turístico através da realização de Famtour, atingindo agentes de viagens dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Foco nas Regiões: Metropolitana (Vitória, Vila Velha, Guaraparim e Serra; Montanhas Capixabas (Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante); Imigrantes (Santa Teresa); do Verde e das Águas (Conceição da Barra e Itaúnas).
- Fampress - Proporcionar a vivência do produto turístico através da realização de Fampress, atingindo imprensa especializada e blogueiros de turismo dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, visando a geração de mídia espontânea e fortalecendo a ação de mídia iniciada em 2012.
- Participação em feiras e eventos nacionais para a divulgação e promoção do turismo dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas para o Espírito Santo.
- Participação em Workshops das operadoras parceiras do turismo capixaba.
- Participação em feiras e eventos internacionais: Feira Internacional Turismo Argentina - FIT (Buenos Aires, Argentina), Workshop da BNT Mercosul (Santiago, Chile), Fitpar (Paraguai), 3º Workshop Brasil (Lima, Peru) e Gran Pavois - Feira de Turismo Náutico (França) e 40ª edição do Le Grand Pavois, salão de náutico, em La Rochelle, França.
- Fortalecimento dos eventos estaduais: Festival de Inverno, Festival de Forró de Itaúnas, Festa da Polenta, Festival de Jazz de Manguinhos, Festival de Jazz de Santa Teresa, Passos de Anchieta, Festa da Penha, Carnaval de Vitória.
- Divulgação: Fortalecer a divulgação do Estado no 8º Salão de Turismo do Espírito Santo - Expotur 2013.
- Destino Espírito Santo - Nacional: Campanha publicitária institucional nos principais mercados  emissores de turistas para o Espírito Santo. Praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiânia. Veículos: 1ª etapa: TVs abertas e fechadas - dezembro/2012; 2ª etapa - Revistas de Bordo - de abril e maio/2013; 3ª etapa - TV fechada - mês de junho/2013; 4ª etapa - veículo a definir - de outubro novembro/2013.
- Destino Espírito Santo - Internacional: Caravanas Promocionais em parceria com a Embratur - 45 agentes de viagens do mercado argentino para conhecerem o Espírito Santo. Em fase de licitação - previsão de execução durante a Expotur 2013. Workshops e publicidade internacional - Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru).

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