02/10/2012 15h29 - Atualizado em 27/01/2016 15h59

Secretário participa de visita técnica às obras do Sambão do Povo

foto: Asscom/Setur
O secretário Alexandre Passos foi ver de perto o andamento das obras do Sambão do Povo

O secretário Alexandre Passos, acompanhado de uma equipe da Gerência de Estudos e Negócios da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), integrou uma comitiva que realizou visita técnica às obras de reforma do Complexo Cultural Walmor Miranda, conhecido como Sambão do Povo. A visita foi na manhã desta terça-feira (02).

Além do secretário Alexandre Passos, a comitiva foi formada pelo prefeito de Vitória, João Coser, pelo secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, e por representantes da Duto Engenharia, empresa responsável pela obra, da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) e presidentes de algumas agremiações. Ao final da visita, os representantes da Prefeitura e da construtora garantiram que a obra será inaugurada até o final de dezembro deste ano.

O secretário Alexandre Passos propôs que a inauguração do novo Sambão do Povo fosse comemorada com uma grande festa. Ele também ressaltou o crescimento do Carnaval de Vitória nos últimos anos. "Essa obra fecha com chave de ouro toda a evolução que o nosso Carnaval vem alcançando nesses últimos tempos".
O secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, disse estar muito tranquilo em relação ao andamento da obra. "É um compromisso de todos nós. Do Governo do Estado, que está fazendo investimentos aqui, da Prefeitura de Vitória e da Duto Construtora, que está executando o projeto". E garantiu: "O Sambão será entregue em dezembro deste ano", enfatizou.

Andamento

A partir desta quarta-feira (03), deve começar a montagem dos assentos do setor E até chegar ao setor C. Esse processo deve durar cerca de 40 dias. Concluída essa etapa, os mais de 200 trabalhadores da construção civil que atuam na reforma se dedicarão às áreas de vivência embaixo e atrás das arquibancadas, que compreenderão os banheiros e as praças de alimentação.

O setor de camarotes já está em fase de acabamento. "Estamos fechando as pinturas e concluindo a parte elétrica para prosseguirmos com a instalação de portas e esquadrias", explicou o responsável da Prefeitura pela fiscalização da obra, Gustavo Oliveira.

Os recursos para a reforma do Sambão do Povo foram viabilizados por uma parceria entre a Setur e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), com um repasse de R$ 5 milhões do Governo do Estado para a obra, que está orçada em cerca de R$ 6 milhões.

Reestruturação

A obra teve início na primeira quinzena de março deste ano. Esta é a maior reestruturação no Complexo desde sua inauguração, em 1987, e está sendo feita em parceria com o governo do Estado do Espírito Santo. O projeto de reforma do Sambão do Povo contempla modificações em todas as áreas do complexo.

Tanto nos setores nos camarotes dos setores A e B quanto no das arquibancadas serão construídos novos banheiros (15 ao todo) e escadas. Para garantir a acessibilidade, também serão instalados elevadores. Além disso, todas as janelas serão trocadas e as saídas de emergência construídas conforme as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outras grandes mudanças estão sendo feitas para possibilitar um ganho na área externa às arquibancadas, melhorando o fluxo de pessoas e proporcionando maior segurança a foliões e trabalhadores. Embaixo de cada arquibancada serão construídos novos banheiros já acessíveis e estruturas que serão usadas como bares, com espaço para depósito para as mercadorias.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br