03/07/2012 07h33 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Seleção japonesa de futebol poderá treinar no Estado durante a Copa do Mundo

foto: Divulgação
A comitiva da seleção japonesa chegou de helicóptero ao Parque do China.

No que depender da boa impressão causada na comitiva da seleção japonesa de futebol, o Espírito Santo pode se credenciar como um dos 90 Centros de Treinamentos (CTs) da Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil. Os japoneses estiveram no Estado na última sexta-feira (30) e, acompanhados de representantes da Fifa, visitaram o Hotel Fazenda Parque do China, em Domingos Martins, local cotado para ser um CT. A visita foi organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, atendendo a uma solicitação da própria comitiva japonesa.

O presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e diretor do Parque do China, Valdeir Nunes dos Santos, se mostrou entusiasmado com a visita dos japoneses. "A comitiva gostou muito do que viu. Receber a seleção do Japão, país que possui a terceira maior economia do mundo, é muito importante para o turismo da região de montanhas e para todo o Espírito Santo".

Segundo o diretor do Parque, os japoneses se surpreenderam com a estrutura e com as belezas da região. "Eles perguntaram como é nosso clima e se chove muito no período em que terá a copa. O verde e as paisagens na nossa região agradaram muito", destacou.

foto: Divulgação
O projeto de adequação das instações do Parque do China foi apresentado aos japoneses.

Ainda de acordo com Valdeir, o Parque do China já investiu mais de R$ 8 milhões na modernização das acomodações, criação de uma área de auditórios e 60 novas suítes, entre outras obras que estão em andamento, visando atender as exigências do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

No último mês, Valdeir Nunes, a convite do Comitê Organizador da Copa, esteve na sede do Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro, para discutir detalhes sobre a adequação do empreendimento para ser um Centro de Treinamento.

"Acreditamos que a visita dos japoneses já seja uma sinalização positiva de que iremos abrigar uma seleção que disputará a Copa do Mundo. Já concluímos as obras do auditório, aumentamos nossa capacidade de hospedagem e estamos iniciando outras melhorias. Mostramos à comitiva onde faremos o campo de futebol e a área que abrigará as piscinas aquecidas", informou.

Ele disse ainda que com a vinda da seleção japonesa ao Estado, cerca de duas mil pessoas, principalmente jornalistas de todo o mundo, deverão se hospedar na região. "Atualmente cerca de 90% dos turistas da região são capixabas. Com essa divulgação, iremos aumentar muito o turismo nacional e até internacional, que com certeza irão querer conhecer as nossas belezas naturais", concluiu.

Com informações do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (www.montanhascapixabas.com.br).

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br