06/03/2013 13h00 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Seminário debate gestão descentralizada do turismo com novos gestores públicos

Um momento de integração da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES) com os novos gestores municipais. Esse foi o tom do II Seminário "Gestão Descentralizada do Turismo do Espírito Santo" realizado, nesta terça-feira (05), no auditório do Hotel Ilha do Boi, em Vitória.

Mais de 200 participantes, entre prefeitos, secretários de turismo e de áreas afins, além de servidores municipais participaram do evento, que contou também com a presença do vice-governador Givaldo Vieira. O secretário de Turismo, Alexandre Passos deu as boas-vindas aos participantes, enfatizando a prioridade que o governador Renato Casagrande tem dado ao setor no Espírito Santo.

foto: Fábio Gomes/Vice-Governadoria
O secretário Alexandre Passos destacou que o turismo é prioridade no governo Renato Casagrande.


"Fruto do desenvolvimento da nossa economia, esse é um dos segmentos que mais cresce no Estado. Nos últimos anos, temos tido grandes investimentos no turismo, tanto em infraestrutura, qualificação profissional, divulgação e promoção. Estamos recebendo novos empreendimentos, especialmente no setor hoteleiro aqui na Grande Vitória. Mas nós queremos que esse desenvolvimento atinja também as cidades do interior. A nossa meta é transformar o Espírito Santo em um dos principais destinos turísticos do País", pontuou Alexandre Passos.

O vice-governador Givaldo Vieira reforçou que é fundamental a integração e envolvimento dos gestores municipais para incrementar ideias de desenvolvimento do turismo em todos os municípios capixabas.

"Nosso governo está comprometido em apoiar os atores desta importante área da economia capixaba, em auxiliá-los no aprimoramento da capacidade de geração de renda, movimentação de visitantes por meio de infraestrutura turística e, assim, possibilitar o retorno econômico para as cidades. Reitero a importância deste seminário e a parceria que a gestão do governador Renato Casagrande tem oferecido às administrações municipais para, juntos, tornarmos cada vez mais o Espírito Santo um lugar atrativo para turistas e para os próprios capixabas", destacou Givaldo Vieira.

foto: Fábio Gomes/Vice-Governadoria
Givaldo Veira reiterou a importância do seminário e a parceria que a gestão do governador Renato Casagrande tem oferecido às administrações municipais.
Na parte da manhã foram proferidas as palestras "Cidades Criativas", por Lala Deheinzelin, especialista Internacional em Economia Criativa, Sustentabilidade e Futuros; "Caso de Sucesso: Gestão Pública Municipal do Turismo", com o prefeito de Mucurici (gestão 2005-2012) Atanael Wagmacker.

Iniciando a tarde, a representante do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, abordou o tema "Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local". Em seguida foram apresentados por técnicos da Secretaria do Turismo o Plano de Ação 2013 da Setur-ES, e o Plano de Marketing Turístico do Espírito Santo "Destino ES 2025" por José de Freitas Ornelas, da Ornellas Tour Consultoria.

Além do vice-governador  Givaldo Vieira e do secretário Alexandre Passos, marcaram presença no seminário o secretário de Estado da Cultura Maurício Silva, o secretário municipal de Turismo de Vitória Paulo Renato Fonseca Junior, as deputadas estaduais, presidente e vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa Lucia Dornellas e Luzia Toledo, e o diretor da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Venda Nova do Imigrante Dalton Perim.

O II Seminário "Gestão Descentralizada do Turismo do Espírito Santo" tem por objetivo atender à demanda dos novos prefeitos, gestão 2013/2016, e nivelar informações sobre as políticas públicas de turismo, aprimorando os conhecimentos acerca das atividades relativas ao Programa de Regionalização do Turismo do Estado do Espírito Santo.
Este debate visa à qualificação das gestões municipais de turismo e o fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais de Turismo do Espírito Santo. Em sua segunda edição, o evento apresentará aos gestores municipais e regionais, prefeitos e secretários de turismo, as ações prioritárias da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/ES) para o período 2013/2014 e o Plano de Marketing Turístico do Espírito Santo.

Considerando que a maioria dos atuais gestores está iniciando a gestão 2013-2016, o seminário também visa nivelar as informações sobre a Política Nacional do Turismo que vem sendo implementada pelo Ministério do Turismo e, neste contexto, qual o papel dos municípios no processo.

As atividades desenvolvidas no seminário contribuirão para avançar, ainda mais, as prioridades elencadas no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do ES 2025, bem como as ações e metas previstas no Planejamento Estratégico da Setur/ES.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard