20/09/2013 09h17 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Setur apresenta nova versão do projeto de revitalização da Prainha de Vila Velha

foto: Asscom/Setur-ES
O projeto com as novas alterações foi apresentado na Setur.


A pedido da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o arquiteto Sandro Pretti apresentou nesta quinta-feira (19) uma nova versão do projeto preliminar da intervenção urbana e paisagística do Parque da Prainha de Vila. O projeto está sendo encampada pelo Governo do Estado, com recursos da Setur e execução do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

A proposta parte do princípio de que as pessoas que já estão instaladas no entorno do parque da Prainha (moradores, comunidade religiosa, Associação e pescadores) sejam respeitadas e ouvidas. Por isso, estão sendo realizadas reuniões com todos os atores envolvidos - inclusive Marinha, Iphan, SPU e Poder Público municipal - para que sejam feitas as adequações que forem necessárias.

 O projeto preliminar tem um eixo histórico e contempla uma praça cívica (que destaca as principais personagens da colonização do Espírito Santo), memorial para abrigar o acervo da Casa da Memória e um Centro de Apoio ao Romeiro/Turista (com informações turísticas, mirante, lanchonetes, lojinhas e banheiros).

foto: Asscom/Setur-ES
Vista geral da maquete do projeto de revitalização do parque da Prainha.
Também está previsto o Pavilhão Mar, dotado de marina pública, estaleiro, oficina de manutenção, cooperativa, carga e descarga, colônia de pesca e lojas (restaurante, hortomercado e espaços para comercialização de pescado), deck turístico e ainda um suporte para a instalação do terminal aquaviário.

Além disso, também consta do projeto uma área para a prática de esportes de lazer (bocha e skate) e pista para cooper e ciclovia circundando todo o local. Segundo o arquiteto Sandro Pretti, ainda podem ser incluídas outras atividades, de acordo com sugestões dos moradores. Já o estacionamento deve ser mantido, com toda arborização intacta.

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos elogiou o projeto e destacou a importância da obra. "Estamos trabalhando firme para que o projeto atenda a todos os envolvidos. Há ainda algumas adequações que precisam ser feitas, mas estamos muito empolgados porque está ficando muito bonito e funcional. Com certeza, essa será uma obra que ficará na história e que vai alavancar ainda mais o turismo em Vila Velha e no Estado. Afinal, a colonização do Espírito Santo começou por aqui. Precisamos valorizar toda essa riqueza histórica e turística. E é isso que o Governo do Estado está fazendo ao investir na revitalização da Prainha".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard