13/05/2011 14h10 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Setur apresenta planos e ouve lideranças de Colatina e Nova Venécia

Aproveitando as audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, a Secretaria de Turismo (Setur) elaborou uma agenda de encontros com os representantes das regiões turísticas locais. O objetivo é ouvir as lideranças e repassar as informações sobre políticas gerais da Secretaria e ações voltadas para essas regiões.

Na noite de quinta (12) e na manhã desta sexta-feira (13) foram realizados os primeiro debates em Nova Venécia (Região Turística Pedras, Pão e Mel) e Colatina (Região Turística Doce Pontões Capixabas), respectivamente.
A primeira reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, com a participação do Secretário de Estado de Cultura, Frei Paulão; do coordenador da Região Turística Pedras, Pão e Mel, vereador por Nova Venécia Otamir Carloni e gestores da região turística, além de representantes das prefeituras de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Boa Esperança e Vila Pavão.

Colatina

Também foi muito concorrida a reunião com representantes da Região Turística Doce Pontões Capixabas, realizada no Plenotel, em Colatina Velha, contando com a participação do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, e também representantes das prefeituras de Águia Branca, Boa Esperança, São Domingos do Norte, do deputado estadual Genivaldo Liévori, empresários dos setores de bares, restaurantes, hotéis, agências de viagem, artesãos, produtores rurais e do presidente da Instância de Governança Elói Fioroti.

O secretário Alexandre Passos ouviu as demandas da região, que têm foco na divulgação e comercialização de produtos do agroturismo e do artesanato, além da qualificação de mão de obra, realização de eventos, e sinalização turística. Em seguida recebeu como presente das artesãs de Colatina um jogo de dominó em machetaria, representando a produção do artesanato local.

"Tanto a reunião de ontem quanto a de hoje foram muito proveitosas, quando falamos sobre o trabalho que estamos desenvolvendo na Setur; ouvimos os representantes das regiões e recebemos as demandas locais. O nosso objetivo é fazer com que o turismo se desenvolva em todo o Estado do Espírito Santo. Temos muitas riquezas em todas as regiões, mas em muitos casos os próprios capixabas desconhecem e nem sabe como chegar às cidades. O nosso trabalho é divulgar os locais com alto potencial turístico e fazer com que eles sejam conhecidos também internamente", concluiu o secretário.

Alexandre Passos também recebeu uma boa notícia: o presidente da Instância de Governança da Região Turística Doce Pontões Capixabas, Elói Fioroti, informou que na próxima semana a organização regional estará institucionalizada, já com CNPJ. "A partir daí estaremos elaborando e encaminhado projetos estratégicos para o desenvolvimento da Região", disse. Ele também elogiou a iniciativa da Setur de realizar essas reuniões. "Foi muito proveitoso. Contamos com representantes da maioria dos municípios, apresentamos nossas demandas e tivemos uma ótima receptividade do secretário", afirmou.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano