25/11/2011 08h09 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Setur coordena ação integrada para receber turistas no verão

foto: Sagrilo
Movimento deve ser ainda maior no verão deste ano

Desde setembro a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vem realizando reuniões com representantes de vários órgãos estaduais e prefeituras para organizar uma ação integrada do Governo do Estado e demais segmentos envolvidos para a temporada do Verão 2011-2012. O lançamento oficial da campanha ainda não tem data definida, mas está previsto para o início de dezembro.

Estão envolvidas na ação a Secretarias de Segurança Pública-Sesp, Polícia Militar e Polícia Civil; Educação-Sedu; Cultura-Secult; Esportes e Lazer-Sesport; Transportes e Obras Públicas-Setop; Ação Social, Trabalho e Direitos Humanos-Seastdh; Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca -Seag; Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Seama/Iema; Comunicação-Secom; Cesan; Detran; DER; prefeituras dos balneários; Banestes; Infraero; Sebrae;, Capitania dos Portos; DNIT e Polícia Rodoviária Federal.

foto: Asscom-Setur
A Operação Verão vem sendo organizada desde setembro
O secretário Alexandre Passos ressalta a importância dessa ação conjunta para melhorar a receptividade aos turistas que visitam o Espírito Santo durante o verão, destacando que em janeiro de 2011 o Espírito Santo recebeu um milhão de turistas, com um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2010.

Esse número vem crescendo a cada ano e, de acordo com as pesquisas realizadas pela Setur, para o próximo verão a expectativa é receber ainda mais visitantes. O Alexandre Passos ressalta que o Espírito Santo deve ter um dos verões mais concorridos dos últimos anos.

"Precisamos estar preparados para receber bem esses visitantes. Teremos muitos eventos particulares e outros promovidos em conjunto pelo Estado e prefeituras. Várias melhorias e obras em diferentes balneários irão proporcionar mais conforto e melhorar o atendimento aos turistas", frisou o secretário.

A Setur aguarda receber informações de alguns órgãos e prefeituras que ainda não enviaram suas propostas e projetos para finalizar a sistematização do Plano Verão e em seguida definir com o governador o dia do lançamento da campanha.

foto: Asscom-Sesp
Reunião realizada na Sesp debateu segurança pública no período

Na última quarta-feira (23), os secretários Alexandre Passos (Turismo), e Henrique Herkenhoff (Segurança Pública e Defesa Social) se reuniram na sede da Sesp com representantes de prefeituras dos municípios litorâneos do Estado, além de representantes das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de debater o envolvimento dos órgãos responsáveis pela segurança na Operação Verão.

O secretário Henrique Herkenhoff destacou que o contingente da Polícia Militar terá o reforço de 650 novos policiais que irão concluir o curso de formação no dia 15 de dezembro, e dos 135 novos investigadores da Polícia Civil recém-nomeados pelo governador Renato Casagrande, além de outros policiais que aguardam designação.

"O governador também inaugurou neste semestre as novas sedes das delegacias de Conceição da Barra, a de Guarapari na Praia do Morro, e estamos com a delegacia de Itapemirim em fase de conclusão, para funcionamento neste verão", garantiu Herkenhoff.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano