06/02/2014 16h24 - Atualizado em 28/01/2016 08h38

Setur coordena ações para preparar o Estado para receber turistas durante a Copa 2014

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Governo do Estado está preparando ações para receber as delegações da Austrália e Camarões, e também os turistas que visitarão o Espírito Santo durante a pré-temporada da Copa 2014.

Nesta quinta-feira (06), foi realizada uma reunião no Palácio da Fonte Grande, no centro da Capital, contando com a participação de representantes da Secretaria de Governo (Seg) e Secretaria de Ações Estratégicas (SEAE), do trade turístico e de prefeituras da Região Metropolitana, onde foram traçadas estratégias de ação conjunta para a Copa do Mundo. A chegada das seleções está prevista para os dias 28 de maio (Austrália) e 07 de junho (Camarões).

A delegação da Austrália ficará hospedada no Hotel Senac e os treinos serão realizados na Arena Unimed/Sicoob. Já a equipe de Camarões ficará no Sheraton Hotel e treinará no Estádio Kleber Andrade.

Entre as principais propostas estão ações de marketing paras criar uma identidade visual da Copa (uniformes, adesivos, outdoors, placas, painéis) para hotéis, receptivos turísticos, aeroporto, entre outros; padronização de folheteria, mapas e guias; a ampliação nos serviços de atendimento mantidos pela Setur (SATs) do aeroporto, rodoviária e estação ferroviária e demais postos das Prefeituras; oferta de cursos de qualificação inglês e francês, de atualização de atrativos turísticos e qualidade no atendimento ao turista para taxistas, garçons e guias de turismo, além de policiais e guardas de trânsito; e campanha interna para a população capixaba - "Bem Receber Copa".

Para divulgar o Estado, será realizado um trabalho com os agentes e operadores de viagens para organização de pacotes turísticos para o Espírito Santo; e articulação com o Ministério do Turismo e Embratur para ações internacionais de promoção do Estado, especialmente na Austrália, Camarões e países vizinhos.

Além disso, a Setur também está realizando reuniões com os representantes do setor de bares, restaurantes e outros comerciantes para sensibilização da necessidade de fazer um esquema especial de atendimento durante o período, especialmente aos domingos. Também estão sendo planejados eventos para entretenimento e divulgação da cultura capixaba, incluindo shows, apresentações de escolas de samba, artesanato e gastronomia.

"Estamos nos organizando para montar uma ação conjunta, integrada e articulada, com os municípios e o trade turístico, visando padronizar a nossa folheteria, qualificar o atendimento e fazer com que a estadia dos jogadores e demais turistas que vierem neste período para o Espírito Santo seja a mais agradável possível", complementou o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br