05/05/2010 06h38 - Atualizado em 27/01/2016 15h27

Setur dá dicas de lazer e gastronomia para o Dia das Mães

Para quem ainda não sabe como aproveitar o Dia das Mães - comemorado no próximo domingo (09) - a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) selecionou roteiros e atividades para quem deseja curtir momentos agradáveis e diferentes com toda a família.

Culinária
A tradição pesqueira e a herança das culturas indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais, como portugueses, africanos e povos do Norte da Europa.

O prato mais famoso do Estado é a moqueca capixaba, que pode ser encontrada na Rota do Sol e da Moqueca e na Rota do Verde e das Águas. Alguns restaurantes nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari são referências neste tipo de quitute. Aracruz, Linhares e Conceição da Barra também possuem restaurantes preparados para atender aos paladares mais exigentes.

E para quem quer curtir na Região Metropolitana, uma opção é o passeio de escuna na Rota dos Manguezais que acaba na Ilha das Caieiras, local ideal para saborear a moqueca capixaba. Mas se a praia é o seu programa predileto, Vila Velha e Guarapari oferecem muitas opções, e na hora do almoço, destaque para os restaurantes da Praia da Costa e Meaípe.

Agroturismo
O agroturismo é outra forma de aproveitar a data. Na Rota do Mar e das Montanhas, os que visitarem as fazendas credenciadas poderão fazer caminhadas em trilhas, praticar o rapel e o vôo livre, e ainda aproveitar as belas cachoeiras para banhos. Outra alternativa é se hospedar em pousadas ou hotéis da região.

Há ainda o passeio do Trem das Montanhas Capixabas, que sai de Viana e vai até a estação de Araguaya, em Marechal Floriano. A culinária italiana é a referência gastronômica da região, que possui excelentes opções em restaurantes.

Ainda nas Montanhas Capixabas, em Domingos Martins, terá início no sábado (08), a Temporada de Inverno, com várias atrações, entre manifestações culturais e shows musicais. Este evento acontecerá em locais públicos e que, portanto, são gratuitos.

A Região Metropolitana também possui várias opções de propriedades de agroturismo, na Serra, em Vila Velha e em Guarapari.

Parques
Visitar os parques e curtir a natureza é uma boa pedida para o passeio em família. O Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira; os Parques Estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins; o Parque de Forno Grande, em Castelo; e o Parque Pedra da Cebola, em Vitória são passeios obrigatórios para quem curte caminhada ecológica, contemplando a beleza dos locais.

Em Pedra Azul, o programa é fazer uma cavalgada em família. Em Vitória, o parque Pedra da Cebola é ideal para as brincadeiras com crianças e prática de atividades físicas. Já o Caparaó é indicado para contemplação e relaxamento.

Serviço:
- Informações sobre as Rotas Turísticas: www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
- Passeio de Escuna Rota dos Manguezais: 3200-3155
- Trem das Montanhas Capixabas: 7811-0525 e 2123-0228
- Temporada de Inverno Domingos Martins: www.domingosmartins.es.gov.br
- Agroturismo em Venda Nova do imigrante: 28-3546-2317
- Montanhas Convention & Visitors Bureau: (28) 3546 2049 / 8112 0200
- Cavalgada Pedra Azul: 27-3248-0054
- Agroturismo na Região Metropolitana: Adetur Metropolitana 3324-8878
- Parques em Vitória: www.vitoria.es.gov.br

Informação a Imprensa:
Assessoria de Imprensa/ Setur
Andressa Moreno
Tel.: (27) 3224-6072/ 9802-5542
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.com.br
Texto: Raissa Sarcinelli
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard