11/10/2012 07h50 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Setur dá dicas para curtir o feriado prolongado no Espírito Santo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) elaborou um roteiro cheio de dicas para turistas capixabas e de fora do Estado, com paisagens de tirar o fôlego, diversidade de clima e geografia, praias, cachoeiras, excelente gastronomia, atividades culturais e esportivas. Alguns municípios prepararam programações especiais para este feriado prolongado.

O Incaper prevê tempo de sol entre nuvens na sexta-feira (12), com possibilidade de pancadas de chuva no sábado (13) e no domingo (14). Portanto, escolha o passeio de acordo com o clima e divirta-se.

Domingos Martins

foto: Weverson Rocio/Setur-ES
O Governo do Estado vai elaborar estudos para que Pedra Azul se torne Patrimônio Natural da Humanidade.


O município de Domingos Martins possui uma diversidade de atrativos e é o convite para um passeio inesquecível. Um município onde as tradições culturais, herdadas de seus colonizadores, são preservadas até hoje. O clima ameno desperta o desejo de saborear os pratos típicos que o local oferece. Além da boa culinária e das tradições culturais, destaca-se o Parque Estadual Pedra Azul, onde é possível fazer atividades diversas, entre elas caminhadas, escaladas e também a cavalgada.

Para se divertir

Considerado um pedacinho da Noruega em Pedra Azul, a Cavalgada Pedra Azul - Fjorland oferece um passeio ecológico, aliando a exuberância do ecossistema local aos cavalos noruegueses da raça Fjord, conhecidos milenarmente por sua força e docilidade. Para chegar à Rota do Lagarto é só seguir o acesso na BR-262 no KM 89. Outro caminho é pela Rodovia ES 164, via de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim. Se preferir, pode ainda contratar uma agência especializada para fazer o circuito.

Kinderfest: Em comemoração ao Dia das Crianças será realizada a 8ª edição da Kinderfest - Festa das Crianças. O evento começa nesta quinta-feira (11) e conta com uma divertida programação, onde as crianças poderão participar de brincadeiras, oficinas de arte, música, literatura e teatros. A edição deste ano conta com uma novidade: a festa será a fantasia. As crianças que participarão do evento podem usar a imaginação e levar os super-heróis, princesas e os astros dos desenhos animados para curtir a brincadeira. O uso de fantasia não é obrigatório, mas quem quiser terá a oportunidade de fabricar sua própria máscara de herói na oficina de máscaras da Mulher Gato e da Mulher Maravilha.  

Culinária: Nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14), será realizado o Festival do Cogumelo, onde diversos restaurantes e hotéis de Pedra Azul e região terão, além de seus cardápios tradicionais, pratos com cogumelos. O jantar de sábado será embalado pelas músicas do Trio de Jazz Finest Hour. O cardápio será especial e harmonizado com excelentes vinhos.

Venda Nova do Imigrante

foto: Prefeitura de Venda Nova
O tombo da polenta é um dos pontos altos da festa.
Conhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante oferece aos seus visitantes a opção de conhecer o cotidiano da vida rural. As propriedades, algumas abertas à visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Na cidade há também lojas de agroturismo que fornecem informações sobre o segmento.  Morro do Filleti, com 1.100 m de altitude, rampa de decolagem de asa-delta e parapente; a Casa da Cultura, um museu com mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana iniciada na cidade em 1892 são as outras atrações do local.  

Para se divertir

34ª Festa da Polenta: Neste feriado a cidade realiza uma das maiores festas populares do Espírito Santo, a Festa da Polenta. O evento começa nesta quinta-feira (11) e vai até domingo (14), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. Com objetivo de resgatar e manter viva a cultura dos imigrantes italianos que há mais de 100 anos colonizaram Venda Nova, a festa será regada de muita música e comidas típicas. A principal atração fica por conta do tombo da polenta. Cada vez que o panelão gigante despeja mais de uma tonelada de polenta, as atenções dos turistas que participam da festa se voltam para o espetáculo.

Castelo

O município das montanhas capixabas possui clima ameno, que varia entre 23º e 5ºC no inverno e tem a sua população é formada, em sua maioria, por descendentes de italianos. Com uma história de formação, inúmeras cachoeiras de águas límpidas e correntes, grutas, rampas ideais para prática de vôo de parapente, festas diversas e turismo religioso que atrai turistas de todo o Brasil, Castelo é sem dúvida uma opção para esse feriado.

Para se divertir

foto: Thiago Guimarães/Secom
A gruta é o sítio arqueológico mais importante do Estado.


Gruta do Limoeiro:
Situada a 15 quilômetros do Centro de Castelo, a Gruta do Limoeiro possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. É um passeio ideal para os aventureiros. Até 10 pessoas podem entrar por vez e a caminhada é leve. Dois condutores são responsáveis por acompanhar os visitantes pelo interior da gruta. Os cinco salões escuros da gruta exigem reforço de lanternas para abrir espaço nas trevas e exibir a beleza das paredes esculpidas pela água ao longo de milhares de anos. Para fazer o percurso, é preciso pagar uma taxa apenas para ajudar na manutenção do local. Gruta do Limoeiro - Fica às margens da ES-166, a 15km de Castelo, no distrito de Limoeiro - Entrada: R$ 3,00 (estudantes pagam R$ 1,00). Horário: de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Sábados e domingo das 8 às 17 horas. Informações: (28) 3542 - 8532.


Anchieta


Para aqueles que desejarem aproveitar os dias de descanso prolongado na beira do litoral, o município de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, também prepara atrativos especiais para os visitantes. A cidade, que é famosa nacionalmente pela caminhada Passos de Anchieta, na qual andarilhos de todo o País saem de Vitória em direção ao município, refazendo o percurso do jesuíta Padre Anchieta e também pelas 23 belas praias, entre elas Ubu, Castelhanos e Iriri, recebe a partir desta sexta-feira (12) a 15ª Edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar.

Para se divertir

foto: Divulgação
A paella é um dos pratos a serem saboreados no festival


15ª Edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar
: Começa nessa sexta-feira (12) e vai até domingo (14), no balneário de Iriri, o festival que conta com pratos deliciosos preparados por chefes renomados e é uma celebração que vai muito além da gastronomia. Esse ano a festa será marcada também por apresentações culturais e musicais. Durante os quatro dias de festival as pousadas e restaurantes do balneário preparam além dos pratos que são tradicionalmente servidos as iguarias que são exclusivas para o Festival e prometem garantir um sabor muito mais refinado as receitas típicas. Ainda dentro do espaço gastronômico acontecem as Aulas Shows de culinária.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard