14/11/2012 13h02 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Setur dá dicas para se curtir o feriado prolongado no Espírito Santo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) elaborou um roteiro cheio de dicas para que turistas capixabas e de fora do Estado curtam o Espírito Santo. Nada melhor do que desfrutar das paisagens de tirar o fôlego, da diversidade de clima e geografia, praias, cachoeiras, da excelente gastronomia e das atividades culturais e esportivas.
O Incaper prevê tempo instável e nublado para quinta-feira (15), com possibilidade de pancadas de chuva durante todo o feriado. Portanto, escolha o passeio de acordo com o clima e divirta-se.
 
Grande Vitória
 
Para os que não quiserem sair da região metropolitana a dica fica por conta do Projeto Visitar. Nele, turistas e moradores podem realizar visitas gratuitas e monitoradas ao Centro Histórico de Vitória. Os dois roteiros que fazem parte do projeto são denominados ?Vitória, de vila a cidade? e ?De Caramurus e Peroás? e contam a história capixaba desde a época que era capitania aos dias de hoje, abrangendo 33 monumentos datados do século XVI ao século XX.    
                                                                                                                  
Para os que têm esperança de curtir ao menos alguns raios de sol, não deixem de visitar as praias de Vila Velha.  O município mais antigo do Estado conta com um amplo litoral e tem balneários de destaque como Itapuã, Praia da Costa, Coqueiral de Itaparica e o vilarejo bucólico da Barra do Jucu. Na cidade também é possível experimentar as deliciosas receitas da culinária capixaba.
 
Interior
 
O caráter diversificado do Estado proporciona uma grande variedade de roteiros e, durante esse ano, foram lançados novos circuitos turísticos para fomentar ainda mais o turismo e criar alternativas para os visitantes.
 
Um desses novos destinos formatados é o circuito Falésias e Lagunas no município de Marataízes, localizado no Sul do Espírito Santo. Elaborado pela Setur, em parceria com o Sebrae/ES, o circuito que explora o grande potencial turístico e variedade de belezas naturais  da região. Os destaques ficam para a Lagoa do Siri, separada do mar por uma pequena faixa de areia, e a semideserta praia e lagoa de Boa Vista, cuja paisagem é marcada por falésias monumentais.
 
Outra alternativa recém criada é o ?Roteiro Turístico Cultural Demétrio Ribeiro?.  Localizado ao Norte do Espírito Santo, o município de João Neiva, agora conta com um atrativo formatado para os apreciadores do segmento histórico-cultural e do agroturismo. O Circuito reúne casarões históricos, abrangendo as localidades de Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo e Acioli, além de propriedades que comercializam produtos típicos da culinária italiana.
 
A última dica é o município de Pinheiros, localizado no Norte do Estado. O recém lançado circuito Sabores Terra Morena é um excelente roteiro para os amantes da gastronomia e do artesanato. Formado por nove empreendimentos, o circuito oferece a seus visitantes delícias produzidas na zona rural de Pinheiros além de artesanato, cachaça, fazendinha com animais de pequeno e grande porte, bois adestrados, brinquedos, passeios a cavalo e charrete, hospedagens e Reserva Biológica constituída por remanescente da Mata Atlântica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard