10/05/2012 06h48 - Atualizado em 27/01/2016 15h50

Setur discute regionalização do turismo na Região da Costa e da Imigração

Na próxima semana, de segunda (07) a sexta-feira (09), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai discutir o programa de regionalização nos municípios da Região da Costa e da Imigração, com a realização de visitas técnicas em Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma e Rio Novo do Sul.

Nestas cidades, técnicos da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur) vão se reunir com prefeitos, secretários e dirigentes municipais do setor. Com isso, a Setur, está preparando as bases para os programas de qualificação profissional, visando o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Durante as reuniões serão discutidos temas como a Política Pública Municipal, a Instância de Governança Regional, o Programa de Regionalização do Turismo do Estado do Espírito Santo, a Matriz de Monitoramento das Ações do Turismo no município e a participação da Região Turística na Expotur-ES 2012.

Regionalização

O Programa de Regionalização é um Macroprograma do Ministério do Turismo (MTur), que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. A oferta turística regional adquire maior significância e identidade, pela qualidade e originalidade capazes de agregar valor ao produto turístico.

A regionalização do turismo propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no País, e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT). É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

Cronograma das reuniões:

Dia 07/05
10 às 12 horas - Reunião na Secretaria Municipal de Turismo de Iconha, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado.
13 às 17 horas - Visita técnica na região.

Dia 08/05
9 às 12 horas - Reunião na Secretaria Municipal de Alfredo Chaves, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado.
13 às 17 horas - Visita técnica na região.

Dia 09/05
9 às 12 horas - Reunião na Secretaria de Turismo de Rio Novo do Sul, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado. Visita técnica na região.
14 às 18 horas- Reunião na Secretaria de Turismo de Anchieta, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado. Em seguida, visita técnica.

Dia 10/05
9 às 12 horas - Reunião na Secretaria de Turismo de Piúma, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado. Em seguida, visita técnica.
14 às 18 horas - Reunião na Secretaria de Turismo de Itapemirim, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado. Em seguida, visita técnica.

Dia 11/05
9 às 12 horas - Reunião na Secretaria de Turismo de Marataízes, com as presenças do prefeito, vereadores e secretariado.
13 às 15 horas - Visita técnica na região.

Tel.: (27) 3636-8006 / imprensa@turismo.es.gov.br
Tania Mariano - (27) 9805-1308