17/11/2010 12h30 - Atualizado em 27/01/2016 15h30

Setur divulga Espírito Santo em Gramado

Com a finalidade de divulgar e comercializar o Espírito Santo em âmbito nacional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), participa do 22º Festival do Turismo de Gramado que acontecerá nesta semana, desta quinta-feira (18) até sábado (20), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

No stand da Setur, serão divulgadas as três principais rotas turísticas capixabas comercializadas nacionalmente, sendo elas: a Rota do Sol e da Moqueca, a Rota do Mar e das Montanhas e a Rota do Verde e das Águas. Além dessas, haverá a divulgação do município de Vitória, junto com a Prefeitura Municipal, e a campanha "Espírito Santo é Seu Roteiro". Na divulgação da culinária típica será servida, ao público presente na feira, a casquinha de siri.

O Festival do Turismo de Gramado é um instrumento eficaz de vendas para destinos turísticos. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão. Durante três dias de intensa atividade, cerca de 13 mil profissionais circulam pelos 17 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 300 expositores e as cerca de 2.600 marcas.

História do Festival:

Com o objetivo de divulgar os produtos turísticos do Rio Grande do Sul para o resto do Brasil e para os países do Conesul, Marta Rossi e Silvia Zorzanello decidiram criar o 1º Festival do Turismo de Gramado. O evento foi realizado de 11 a 15 de outubro de 1989, no ginásio de esportes de Prefeitura.

A idéia era ambiciosa, mas não foi fácil. A chuva que caiu na primeira edição revelou a precariedade do ginásio e suas goteiras. Mesmo assim, o festival nasceu predestinado a crescer: os 90 expositores aprovaram a proposta das empresárias que, com perseverança, criaram um evento que marcou em definitivo a vocação de Gramado para o turismo e a relevância da cidade nesse segmento.

Uma das razões para o crescente sucesso da feira é a sua segmentação por nichos de mercado. Sempre na vanguarda, a cada ano o Festival do Turismo de Gramado lança um novo salão, atendendo a crescente demanda do turismo mundial.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur