28/11/2014 13h41 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Setur divulga resultado de estudo inédito da economia do Turismo na Região Metropolitana

foto: Asscom/Setur-ES
O estudo faz uma radiografia da economia do turismo na Região Metropolitana.


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) apresentou na última segunda-feira (24) os resultados da Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas: Economia do Turismo na Região Metropolitana de Vitória. A pesquisa foi realizada durante quase dois anos e faz uma radiografia da economia do turismo em Guarapari, Viana, Cariacica, Serra, Vila Velha e Fundão. Os dados de Vitória já foram apresentados em março deste ano.

O trabalho apresenta dados como qualificação de proprietários e dos trabalhadores dos estabelecimentos; percentual de contribuição do turismo para a arrecadação do município; empregabilidade e renda;  organização e nível de formalização das empresas. e aponta propostas e caminhos a serem analisados pelos municípios para desenvolver políticas públicas para o setor.

O estudo abordou diferentes temas: Aspectos Econômicos do Turismo; Georreferenciamento e Ambiente Virtual; os principais elementos dos Planos de Ação de alguns municípios da Região Metropolitana; dentre outros.

Entre as exigências do Edital da Fapes que contratou o estudo, está a criação de um ambiente virtual específico para divulgação dos dados e demais resultados do trabalho. Para isso, foi criado o site Rede Turismo Capixaba.

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos ressalta que este é um estudo inédito no Espírito Santo e que também já está servindo de referência para outros estados. O secretário tambémdestaca a importância da parceria entre os órgãos do Governo para a execução de projetos..

"Nós temos uma grande carência de informações seguras e confiáveis nesta área. O próprio trade turístico tem informações desencontradas. A partir de agora, poderemos trabalhar com dados reais e planejar nossas ações de forma mais adequada", conclui o secretário. Confira mais detalhes na entrevista de Alexandre Passos à rádio CBN.

Participaram da apresentação do resultado boração do estudo os arquitetos Ivana Souza Marques e Giovanilton Andre Carreta Ferreira, a turismóloga Ludmila Dutra do Souto Gatti e o economista Paulo Henrique Assis Feitosa.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006                                                        
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br
Júlia Ribeiro - julia.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard